Os resultados obtidos em recentes avaliações realizadas pelo MEC ratificam a caminhada de crescimento da Unochapecó e demonstram o seu avanço na qualidade acadêmica. Atingimos, este ano, oito mil e quinhentos estudantes. Esse universo constitui nossa comunidade do conhecimento e nos impulsiona para um novo momento de desenvolvimento. Um novo momento sim, pois o conjunto destes estudantes já é formado por alunos da EaD e também dos Programas de Mestrado e Doutorado.

Considero importante destacar, primeiramente, que a Unochapecó é uma organização, a exemplo de tantas outras no país, que enfrentou um período de crise, o que a desafiou a buscar soluções rápidas e eficazes (a queda de empregos de Chapecó e região seguiram índices nacionais). Também é importante pontuar que diversas Universidades no país apresentaram problemas financeiros e que, nos últimos 05 anos, mais de 300 Instituições de Ensino Superior encerraram suas atividades.

A competência de toda a equipe, o controle e austeridade nos gastos, permitiriam que a Instituição voltasse a dar mostras de recuperação. Não obstante às condições locais com queda do emprego, com a dificuldade que quase todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil apresentam, estamos seguindo em frente, crescendo e desenvolvendo a nossa querida Unochapecó.

Cabe aqui salientar que este sinal de bons resultados da Unochapecó, aponta para uma recuperação da economia. A Instituição teve uma alta demanda de inscritos no vestibular e no processo seletivo. Todos os seus cursos, lançados para o Campus de Chapecó, foram efetivados, diferente de outras Instituições que não obtiveram o mesmo êxito.

Também merecem nosso registro, os inúmeros acertos que a Instituição obteve, de forma estratégica e planejada. Dentre eles é possível citar a constituição do setor “QUERO ESTUDAR”, a revisão dos Projetos Pedagógicos e a reestruturação da estrutura organizacional amparada na atuação dos gestores, coordenadores e dos funcionários que, no dia a dia de suas atividades, respondem com um trabalho de time, de forma a cumprir nosso planejamento e metas institucionais.

Importante também ressaltar o trabalho permanente para o avanço dos processos pedagógicos que estamos implementando. Está em desenvolvimento um conjunto de ações, que chamamos de Programa de Qualidade Acadêmica, e que vem se traduzindo em melhorias na sala de aula, no planejamento dos cursos, de forma a escrevermos um novo momento, apoiado em condições contemporâneas de construção do saber. Estamos conduzindo uma ação voltada para o desenvolvimento do processo de aprendizagem por competências, que está sendo implantado em nossa Universidade.

Este esforço coaduna com os recentes resultados em avaliações obtidas por nossos cursos, seja de graduação seja de nossos Programas de Mestrado e Doutorado. Os números demonstram a qualidade e o diferencial que a Unochapecó oferece na formação de nossos estudantes.

A região pode continuar confiando nesta Instituição que tem Chapecó em seu nome. Uma universidade que se orgulha de ter mais de 30 mil profissionais formados atuando no mercado de trabalho, produzindo riqueza, organização social, e provocando transformações em nossa região e em todo nosso país.