A semana que passou deixa um marco importante para a Unochapecó e seu futuro. Em 2008 uma semente foi plantada, quando apresentamos a proposta de criação de uma estrutura de inovação na Unochapecó, que na época contemplava algumas condições diferenciadas e que se chamava Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica. Possuía três áreas de atuação, na Pesquisa, na Extensão e na Prestação de Serviços. No início foi muito difícil aprovar esta estrutura, pois muitos na Instituição não a entendiam. A estratégia era criar um conjunto de serviços e atividades que oferecesse condições para crescermos como uma Instituição de Pesquisa e Inovação, associado aos nossos Programas Stricto Sensu. Almejávamos produzir conhecimento, gerando patentes (hoje já temos 07 patentes com pedido de registro em nome da Unochapecó), estimulando o surgimento de produtos e negócios, e construindo soluções que pudessem se reverter em recursos para financiar as ações de desenvolvimento da região para nossa Unochapecó. Eis que nesta semana, por meio do Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação (PPGTI), em parceria com a empresa Minsulin, entregamos o primeiro projeto que estabelece retorno financeiro compartilhado na relação Universidade x Empresa a partir da produção de uma solução tecnológica para a sociedade. Este relacionamento entre a Unochapecó, por meio do PPGTI e a empresa citada, oportuniza a captação de recursos financeiros para a Unochapecó a cada venda do aplicativo no mercado.

A Instituição consegue assim criar uma solução para a sociedade e receber em troca recursos financeiros pela produção do conhecimento. Este é um novo modelo de Universidade que se relaciona ativamente com a sociedade, passando da fase de desenvolvimento da pesquisa, chegando a etapa de desenvolvimento e inovação. Aqui, cabe destacar a atuação do Mestrando Cezar Junior de Souza e seu orientador Prof. Marcio Fiori, além da atuação direta do Projeto: Centro de Residência de Software e os cursos de Sistema de Informação e Ciências da Computação.

E importante ressaltar que não se trata de uma solução apenas comercial, pois o Aplicativo produzido (e que já está disponível nas lojas de aplicativos) auxilia inúmeras pessoas com diabetes, inclusive crianças. Os usuários, passam agora a ter um controle mais adequado das condições de aplicação de insulina devido a ingestão de carboidratos, que no caso destes pacientes, necessita ser administrada de forma controlada. Trata-se de um produto que melhora a resposta e assertividade tão necessária a estes pacientes.
Como Instituição, temos muito a nos orgulhar com esta entrega. Sonhamos com este momento, e eis que ele chegou. Muito obrigado a todos que nos acompanharam nesta estratégia de organização da nossa Universidade, que terá a partir de agora uma outra fonte de subsistência e consequentemente maiores condições de sucesso, no futuro. Que venham outros projetos neste modelo, pois assim fortaleceremos ainda mais nossa Unochapecó.

A semana não terminou por aí, pois está se tornando frequente recebermos propostas de convênios e projetos nesta relação com a sociedade. Recebemos a ASAASC – Associação de Agroindústrias em Alimentos de Santa Catarina, o grupo possui Saborence como marca unificadora de um grupo de pequenas Agroindústrias, com sede em Concórdia. Esta organização busca organizar um conjunto de ações para melhoria dos produtos das empresas associadas, de organização da cadeia produtiva, tudo em parceria com a Unochapecó. Estiveram presentes na reunião o Sr. Cleber M Scalco e o Sr. Wolmir de Souza da diretoria da ASAASC.

Além disso recebemos o Sr. José Luiz Gonçalves da Silveira – Coordenador da Área de pesquisa em Inteligência de Segurança Pública da Polícia Militar de Santa Catarina no intuito de realizarmos um projeto que trata de Inteligência e Segurança da Informação, a ser desenvolvido no Estado de Santa Catarina, um projeto que em breve teremos desdobramentos.
Enfim, a Unochapecó sente-se honrada em continuar oferecendo todas as condições para parcerias em projetos estruturantes para as organizações de nossa comunidade, seguindo sua caminhada de desenvolvimento do nosso Oeste Catarinense.

Evento de lançamento do Aplicativo Minsulin, prestigiado pela equipe de docentes e alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação

Presença do Sr. José Luiz Gonçalves da Silveira da PMSC e Gustavo Colpani – Diretor ACEA

Reunião com ASAASC e gestão da Unochapecó