Distante das capitais e encravada no oeste catarinense, a cidade de Chapecó desponta como exemplo de desenvolvimento regional sustentável – uma comunidade engajada e apoiada em valores. Ao celebrar seus 106 anos de existência, é impossível dissociar esta caminhada da trajetória da Unochapecó. A instituição tem sido um pilar fundamental no crescimento econômico, social e educacional da região, preparando cidadãos e profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos.
A trajetória de Chapecó é escrita com muitas superações e realizações, apesar de todos os percalços que a distância da capital catarinense nos oferece quase que diariamente, com um Estado litoralizado. A Unochapecó tem sido um importante protagonista neste viés, pois ajudou a impulsionar com importantes profissionais e com um compromisso enraizado no desenvolvimento regional. Somos hoje uma referência comunitária de educação do nosso país, oferecendo programas acadêmicos de excelência.
A Unochapecó através da estratégia do Pollen Parque Científico e Tecnológico, de parcerias com empresas locais, projetos de pesquisa e extensão voltados para as demandas regionais, se transformou em um centro de conhecimento prático, promovendo a entrega de soluções para os desafios da comunidade.
Mas o legado da Unochapecó não se limita ao aspecto econômico. A formação cidadã e profissional é uma das bases sobre as quais Chapecó construiu sua identidade. O espírito de responsabilidade social, ética e cidadania é elemento de formação dos alunos, criando um conjunto de indivíduos comprometidos com o bem-estar da comunidade.
A forte ligação entre a universidade e a comunidade local é evidente em projetos colaborativos, eventos culturais e atividades de extensão que enriquecem a vida dos estudantes e da comunidade. O esporte, a cultura e a arte fazem parte de uma formação ampla que associados à metodologia ABEX (Aprendizagem Baseada em Experiências), oferece uma formação diferenciada e comprometida com o futuro.
O passado da Unochapecó está enraizado na formação de professores, um elemento-chave para a construção de uma base educacional sólida na região. A instituição desempenhou importante papel na capacitação de educadores, que influenciaram gerações de alunos e escreveram páginas de sucesso. Esse investimento no ensino gerou um legado duradouro de desenvolvimento intelectual.
Hoje, as páginas do livro evoluíram, e a Unochapecó está na vanguarda da inovação e do desenvolvimento regional. A partir do Pollen, a universidade desempenha um papel fundamental na promoção da pesquisa, do empreendedorismo e da colaboração entre academia e indústria. O Pollen Parque, serve como um catalisador para o crescimento econômico, atraindo empresas de alta tecnologia, startups e mentes criativas para a região, fortalecendo a posição de Chapecó como um polo de inovação.

A nova marca da UnoChapecó, recentemente lançada, é um símbolo poderoso da evolução contínua da nossa Instituição. A marca representa não apenas um novo começo, mas também a celebração de uma comunidade que abraça a mudança, fazendo uma ponte entre o passado de formação educacional e o presente de inovação tecnológica.
Enquanto a cidade comemora mais um ano, nosso foco são as pessoas, que é o que realmente faz Chapecó crescer, prosperar e continuar sendo uma cidade inspiradora para as gerações futuras.

PARABÉNS CHAPECÓ !!! 25/08/2023