É com imensa alegria que hoje recebemos o nosso tão sonhado Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó, Prefeito Ledônio Faustino Migliorini, prédio este que é a Edificação 01 do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ e que compõem a Rede Catarinense de Centros Tecnológicos.

Há algum tempo já trilhamos os caminhos da inovação e empreendedorismo, com uma série de ações que superam o âmbito interno da universidade. A partir de agora, vamos ampliar as possibilidades e fomentar ainda mais este segmento em Chapecó e toda a região.
Mas, para chegar a este momento, é importante lembrar como tudo começou. Ainda em 2007, no antigo Centro Tecnológico da Unochapecó, se gestou um pensamento de constituir um Parque Tecnológico em Chapecó. O planejamento seguiu ao longo dos anos, e criamos uma missão para a Catalunha em 2010 (Unochapecó, Unesc e Univille) e em 2011, junto com o governo de Santa Catarina em nova missão à Barcelona, participamos da composição do projeto dos Centros de Inovação. Muito aconteceu de lá para cá, e eis que finalmente, algum tempo depois, se tornou realidade. O Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó é um, dos idealizados em Santa Catarina pelo Governo do Estado para promover e dar suporte ao empreendedorismo inovador, ajudando a criar e expandir negócios inovadores. Um projeto que reproduz a estratégia da tríplice-hélice, pois conta com o envolvimento do poder público, empresas e instituições de ensino, e traz uma grande expectativa para o Oeste que tanto necessita diversificar sua matriz produtiva e introduzir tecnologia e conhecimento em seus produtos, a maioria commodities.
Em Chapecó, a construção do prédio iniciou ainda em 2014. Esta edificação foi construída em um terreno doado à prefeitura de Chapecó pela Fundação mantenedora da Unochapecó, a Fundeste. Além destas instituições citadas, são parceiras deste grande projeto a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, e a Prefeitura Municipal. Todos unidos em busca de um objetivo comum – o desenvolvimento regional.
Santa Catarina tem a grande chance de construir um novo momento de desenvolvimento, tal qual aconteceu a cerca de 50 anos quando as Fundações Educacionais das Instituições Comunitárias foram criadas. A existência destas Instituições em cidades que possuem os Centros de Inovação, dão uma ideia do quanto poderá ser transformadora esta estratégia, se políticas públicas adequadas forem implementadas. Há aqui uma eminente oportunidade de diferenciação do nosso Estado se tornando modelo para o país, não tenho dúvida alguma disso.
Ter esta obra finalizada e realizar sua ocupação e utilização é motivo para comemorarmos. Toda uma caminhada que estamos há tempo trilhando, que envolve inovação, tecnologia e empreendedorismo, precisa de um espaço físico que possa servir como catalisador das ideias, dos interesses, dos novos negócios e das novas startups que se constituem nas universidades e na sociedade em geral.
A Unochapecó, enquanto gestora do Parque Chapecó@, terá mais uma vez o papel de pioneirismo no desenvolvimento regional, cumprindo a missão para a qual foi criada há 50 anos pela comunidade. Para nós esta edificação marca nosso cinquentenário e uma nova fase de atuação na nossa região. Inauguramos neste ano nosso Colégio e estamos mudando todos os projetos pedagógicos de nossos cursos para se adequarem a um modelo inovador de ensino, o que chamamos de ABEX – Aprendizagem Baseada em Experiências, que conectará nosso ensino com o setor produtivo de uma forma inédita no país, sendo também nosso ensino inovador e nossos egressos preparados para um novo modelo de desenvolvimento para nossa região.
Cabe lembrar que está disponível o Edital para as empresas que desejarem constituir seus projetos dentro deste espaço, empresas que queiram iniciar um novo produto ou ainda empresas nascentes. A partir da ocupação do local, iniciamos um novo momento, fortalecendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental de toda nossa região. Até o momento, estão inscritas (em uma semana de EDITAL), 18 empresas para participar do processo de ocupação do local.
Em 12 de dezembro de 2012, o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ foi constituído na estrutura da Universidade e desde lá vem produzindo uma série de resultados, podendo ser destacado:
Chapecó se tornou a segunda cidade do país per capita em número de startups;
Construção de uma cultura inovadora com inúmeros eventos realizados (startup weekend, desbravador startup, desafio do conhecimento, recentemente o Start Mais (o maior evento jovem de inovação de SC), e muitos outros);
Constituição de um Escritório de Projetos e Prestação de Serviços, que vem sendo o responsável por captar recursos para projetos de parcerias Universidade x Empresa;
A Incubadora Tecnológica, Inctech, um ambiente de inovação e fomento ao empreendedorismo no apoio à construção de Startups. A Incubadora que estará no Chapecó@ possui metodologia com certificação CERNE (Sebrae). Hoje possui em andamento 43 startups em diversos estágios de desenvolvimento (Pré-incubação/Incubação). Alguns números: 4 patentes de inovação, aproximadamente 70 empregos diretos, aproximadamente R$ 2.000.000,00 (dois milhões) em faturamento anual.
Programa de Aceleração de Programadores/Desenvolvedores: O Centro de Residência em Software (CRS) possui Laboratório de Desenvolvimento de Software com os núcleos WEB e MOBILE, Laboratório de Testes de Software, Laboratório de Robótica, e cinco empresas locais que preparam aqui seus futuros programadores.
Mais de 30 projetos de cooperação entre Universidade-Empresa, no desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de toda a região.
O passo que damos agora é muito importante para a consolidação do ecossistema regional de inovação (o que chamamos aqui de Desbravalley). As ações acima necessitavam de espaço e condições adequadas, o que se está oferecendo a partir de agora. As áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo no Oeste catarinense, que já são destaque, passam a ganhar ainda mais força com essa entrega. Podemos afirmar, com certeza, que um novo momento está se constituindo para os próximos anos. Passa pelo Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, o estabelecimento de novas matrizes produtivas, a edificação de uma cultura empreendedora e inovadora, e mais que isso, o fortalecimento de nosso ecossistema de inovação, para construir um futuro melhor para nossa região, para nós e para as próximas gerações.
Chapecó 11 de dezembro de 2020