Eis que o planejamento de promover o desenvolvimento da região segue dando resultados. O objetivo segue com foco firme e constante na evolução da pós-graduação Stricto Sensu. Atualmente a Unochapecó dispõe de sete programas de Pós-Graduação, destes, tínhamos um Doutorado (em Saúde) e aprovamos agora, junto a Capes, nosso segundo Doutorado – em Ciências Ambientais.

Este Programa foi o primeiro a ser criado em nossa Universidade, e agora conquista a possibilidade de oferecer o doutorado, o que para nós torna-se um fato de extrema importância. Atualmente compreendemos muito bem que o conhecimento é um fator de agregação de valor para qualquer organização e também para a região. Portanto, desenvolvermos a região com a ampliação da oferta de doutorados, é também uma meta da Unochapecó.

Dos 83 cursos de doutorado que o Estado de Santa Catarina possui, apenas três estão no Oeste Catarinense. É muito pouco para uma região que necessita se desenvolver e que tem muita carência no conjunto do capital intelectural instalado. A litoralização da Pesquisa e Pós-Graduação traz consequências ruins para o Estado de Santa Catarina. Com mais de 95% dos doutorados situados no litoral, a região ao Oeste permanece em sua condição de região que produz commodities, de produtos com menor valor agregado. Esta política de quase abandono da região necessita mudar, precisamos que ações de fomento ao desenvolvimento da pesquisa (leia-se atuação da FAPESC), que possa empreender recursos para que os Programas de formação de doutores sejam acelerados na região (o que já não é uma demanda da Capital e cidades próximas). As Instituições daqui, como a Unochapecó, vem fazendo seu papel, porém com muitas dificuldades, sem apoio, financiamento e a duras penas, com investimento próprio, enfrentando um mercado extremamente competitivo na graduação e no EaD, mas sempre mantendo sua missão, a de promover por meio da Educação o desenvolvimento da região.

Seguimos em frente, e muito felizes, pois acreditamos que em breve, nosso esforço e trabalho dos demais Programas de Pós-Graduação, serão brindados com outras aprovações, e termos novos doutorados para comemorar. Sempre em frente, acreditando na força da nossa comunidade acadêmica, e na responsabilidade para com a região.