Há exatos 18.262 dias, alguns líderes da comunidade regional se reuniam para assinar a ata de Constituição da Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste, e dar início a uma das mais exuberantes histórias de desenvolvimento de uma região, pelo viés da educação, associativismo e cooperativismo que tanto nos marcam.
Aquele documento, assim dizia:
“Em data de 04 de julho de 1970, às 10 (dez) horas, nas dependências do Clube Recreativo Chapecoense, sito a rua Marechal Bormann, nesta cidade de Chapecó (SC), por convocação do coordenador Plínio Arlindo de Nês e assessor Vinício Tortatto, reuniram-se em assembleia os municípios de Abelardo Luz, Águas de Chapecó, Anchieta, Caibi, Campo-Erê, Caxambu do Sul, Coronel Freitas, Chapecó, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Galvão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itapiranga, Mondaí, Maravilha, Modelo, Nova Erechim, Palma Sola, Palmitos, Pinhalzinho, Quilombo, Romelândia, São Carlos, São Domingos, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Vargeão, Xanxerê, Xaxim, Itá e Seara, para constituírem a “Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste. Onde assumiu como primeiro presidente o Sr. Plínio Arlindo de Nes. O prefeito municipal de Chapecó Sr. João Destri convidou a todos para se deslocarem ao largo da prefeitura na praça Coronel Bertaso para ouvirem os discursos alusivos a este grande acontecimento”.
Ficava ali registrado o nascimento de um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento da nossa região. Realmente um grande legado, deixado por líderes para ser lapidado e cuidado por todos que os sucederam.

Se passaram 50 anos, muito se fez, e daqueles momentos iniciais, restaram recordações extraordinárias que só podem ser contadas em partes, e por aqueles que as viveram. Fatos característicos da época como o funcionamento junto ao Seminário Diocesano, no atual bairro Seminário em Chapecó em que os professores deslocavam-se de outras cidades como Porto Alegre, Curitiba para vir dar aulas na primeira experiência de Educação Superior da região. Depois veio São Lourenço do Oeste com realidades daquele momento, com as aulas acontecendo no colégio até a construção da sede própria, onde estamos até hoje.
Em Chapecó, a vinda para o bairro Efapi, ainda na década de 70, com a doação da área que era anteriormente destinada para construção de um Hospital Psiquiátrico, obra que não fora concluída, estando abandonada e que tenho ainda recordações de minha infância, dava início a um processo de desenvolvimento do próprio bairro da Efapi, de Chapecó e toda a região. O primeiro curso – Pedagogia, iniciou as aulas em 21 de fevereiro de 1972, tendo como aluno o próprio presidente da Fundação, Sr. Plínio Arlindo de Nes.
A persistência a levou para transformar-se no CES Fundeste – Centro de Ensino Superior, já apontava para a estruturação daquela Faculdade almejando no futuro um projeto de Universidade. E para que isso pudesse acontecer, eis que em 14 de agosto de 1996 a Fundeste unida com outras Fundações Educacionais da região, (além de Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê) foi autorizada para constituir o projeto de Universidade do Oeste de Santa Catarina.
O sonho de uma Universidade própria seguiu e em 27 de agosto de 2002, com o consentimento do Conselho Estadual de Educação se chegou o tão esperado momento de constituir a nossa Universidade, a Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ.

Nossa Instituição que tem como missão: “Produzir e difundir conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã.”
Vem constituindo-se com passos firmes para atingir sua visão de “Ser referência como universidade comunitária, democrática, inovadora, empreendedora e internacionalizada, reconhecida pela sua qualidade acadêmica no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, produzindo soluções transformadoras com a sociedade”.
Nossos valores são pautados na ética, na transparência, equidade, prestação de contas à sociedade, conformidade, respeito à diversidade cultural, pluralidade e integridade.
Com estes valores, atingimos números incríveis:
Mais de 38.000 egressos formados;
Mais de 750 colaboradores entre técnicos e docentes;
Atualmente estudam cerca de 7.500 estudantes na Instituição, destes cerca de 300 fazem Mestrado ou Doutorado;
São 46 cursos de graduação presencial e 11 cursos de Graduação em EaD;
Já chegamos a 03 cursos de doutorado;
Mais de 400 projetos de pesquisa estão em andamento;
Nossa extensão atinge números incríveis com nossa atuação na comunidade, atingindo algo em torno de 100 mil pessoas direta e indiretamente nas mais diversas áreas e com estruturas como o ambulatório médico, clínica de odontologia, nutrição, fisioterapia, com o Centro de Atendimento à Comunidade, liderado pelo Escritório Sócio-Jurídico e a clínica de psicologia, nossa premiada Editora Argos, nosso destacado apoio ao Esporte (mais de 120 atletas bolsistas), nossa cultura valorizada pela Orquestra da Unochapecó, o Coro Universitário, o Grupo de Teatro GTEU e o Grupo de dança essência, projeto Literatório, e tantos outros que levaria muito tempo para nominá-los todos neste momento.
Produzimos o nascimento de diversas startups, tendo na nossa Inctech mais de 40 histórias de sucesso, além de inúmeras empresas nascidas junto aos nossos cursos;
Atualmente já chegamos a mais de 200 estudantes que realizaram atividades de intercâmbio internacional, temos relações formalizadas com mais de 40 Instituições de 11 países;
Nossa propriedade, não somente no Campus Chapecó e São Lourenço, já atinge mais de 420 mil metros quadrados, mais de 70 mil metros quadrados de obra construída;
A grande maioria de nossos cursos de graduação foram avaliados com nota máxima pelo MEC, nos dando a nota 5 como instituição, e nos diferenciando dentro de um seleto grupo de 5% das Instituições brasileiras nesta condição.
Ou seja, números que orgulham nossa Instituição, a região, o Estado Catarinense e o modelo comunitário brasileiro.
Atualmente os desafios se avolumam com políticas públicas que nem sempre se harmonizam com o espectro de universidades comunitárias, mesmo com nossa conquista recente de uma Lei específica para as Comunitárias e a presença deste modelo junto à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, a falta de um plano e uma reorganização da Educação Superior a partir de uma Reforma Universitária, já é premente no nosso país.

Estamos atentos para além de uma formação de qualidade que é nossa marca, atuarmos na produção de ciência, tecnologia e inovação, na sustentabilidade, na construção de projetos inovadores que ganham força e vigor. Resultado disso, são os projetos de revisão de nossos cursos de graduação, o avanço do EaD, além da constituição da Rede de Inovação, a produção dos nossos mestrados e doutorados e do início das operações do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, marcado para este ano. Esse último, em especial, será uma peça fundamental neste novo momento em que a Universidade consolidará seu caráter empreendedor e inovador.

Esta caminhada relata um posicionamento de vanguarda que é característico da nossa Instituição. Outros grandes projetos marcam uma nova fase pós cinquentenário: Estamos projetando o Colégio de ensino médio da Unochapecó, muito diferenciado e com características que utilizarão uma nova metodologia que produzimos em consonância à evolução da educação superior. A Aprendizagem Baseada em Experiência, que a chamamos de ABEX, metodologia que também será utilizada nos projetos pedagógicos de todos nossos cursos de graduação presencial que iniciarão em 2021. Estamos modificando toda nossa estrutura acadêmica, colocando a Unochapecó em um novo patamar de referência para a Educação Brasileira.

Seguimos estruturando o ensino, mas integrando-o com a pesquisa, a extensão e a inovação, moldando uma Universidade empreendedora, muito mais relacionada com o mundo do trabalho e das futuras profissões, colocando a Unochapecó em um cenário de internacionalização, fazendo com que seu projeto seja ainda maior, alcançando novos horizontes e desbravando projetos inovadores.
Que possamos nos lembrar deste momento que vivemos como mais um importante marco na história desta Instituição. Graças a todos que passaram e aos que por aqui estão, resultando no sucesso obtido. Hoje podemos dizer que o projeto – Fundeste e Unochapecó entrelaçam-se com a história de sucesso de nosso Estado, região e de muitas famílias, profissionais, empresas e líderes que por aqui passaram.
Parabéns a todos que já fizeram parte desta história, nossa comunidade, e em especial aos docentes, aos técnicos administrativos e todos os estudantes.
Sucesso, conquistas e vida longa à Fundeste e a nossa querida Unochapecó.