Há alguns dias, mais especificamente no dia 22 de fevereiro de 2019, realizamos a formatura de médicos especialistas residentes. Estes especialistas, 11 residentes de 2019 dos programas em Cirurgia Geral, Cirurgia Geral R3, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, completam uma importante etapa da formação do profissional da medicina. Os programas surgiram em 2012 no Hospital Regional do Oeste, inicialmente através da parceria entre a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e a Unochapecó. A partir de dezembro de 2015, passou a contar com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Importante destaque, e digno de orgulho por conta da parceria e associativismo é esta condição do projeto, que abrange Instituições de Educação Superior como a nosssa Unochapecó, a UFFS, a Udesc e a importante participação da Associação Lenoir Vargas Ferreira (nosso HRO), local de desenvolvimento das atividades, sem o qual nada do que é realizado, poderia ocorrer. Importante destacar a atuação dos profissionais e docentes da saúde que muito estão se empenhando para que tudo transcorra da melhor maneira para os residentes.
Realmente é um orgulho para nossa região, e também para nossa Universidade, que há algum tempo começou sua estratégia de formação de profissionais nesta área. Há muito comenta-se do destaque da saúde como fonte de prestação de serviços, mas agora também pela formação de profissionais especialistas. Chapecó é uma das poucas cidades do país que possuem o funcionamento de dois cursos de graduação em Medicina, somente por este fato já mereceria destaque, porém agora avança-se na formação dos médicos especialistas. Continuar a caminhada de formação com qualidade é objetivo da Unochapecó, que tem destacado-se em relação a outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país, estando entre o seleto grupo de 5% de IES que obtiveram nota máxima no MEC.
—
No último dia 01 de março de 2019, eis que uma nova turma de Residentes Especialistas foi lançada, com a realização da aula inaugural, para que em um processo de dois anos de estudos e aprendizagem, tenhamos novos especialistas a disposição dos estabelecimentos de saúde do nosso país. Outro momento marcante desta caminhada que como já dito acima, é feito com os parceiros UFFS e HRO, e com a participação de docentes e técnicos de cada instituição.
—
Neste dia 11 de março, chegou o momento de lançarmos mais uma Residência Médica, agora em parceria com o Hospital São Paulo de Xanxerê, na área de Cardiologia. Estivemos presentes, junto da Vice Reitora Prof. Silvana Muraro Wildner, da Diretora da área da Saúde a prof. Lucia Cheise Borjes, a prof. Karen Andrigue e outros docentes da Unochapecó. Ficamos muito felizes, pois também aquele estabelecimento de saúde terá oportunidade de desenvolver ações de Ensino e Pesquisa para ampliar as condições do atendimento da saúde regional. Nossa Unochapecó segue construindo o processo de desenvolvimento regional para a qual foi criada, sua missão atinge a todos que vivem no nosso entorno, e agora com ações como estas, passa a oferecer profissionais especialistas para atuarem por todo o país. Mais que isso, abrimos condições para que o Hospital Regional do Oeste (Chapecó) e o Hospital Regional São Paulo (Xanxerê), possam dar firmes passos em busca da sua transformação em Hospital Ensino. Estamos todos juntos em prol da melhoria do atendimento à saúde da nossa população regional.