Há alguns dias, mais especificamente no dia 22 de fevereiro de 2019, realizamos a formatura de médicos especialistas residentes. Estes especialistas, 11 residentes de 2019 dos programas em Cirurgia Geral, Cirurgia Geral R3, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, completam uma importante etapa da formação do profissional da medicina. Os programas surgiram em 2012 no Hospital Regional do Oeste, inicialmente através da parceria entre a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e a Unochapecó. A partir de dezembro de 2015, passou a contar com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Importante destaque, e digno de orgulho por conta da parceria e associativismo é esta condição do projeto, que abrange Instituições de Educação Superior como a nosssa Unochapecó, a UFFS, a Udesc e a importante participação da Associação Lenoir Vargas Ferreira (nosso HRO), local de desenvolvimento das atividades, sem o qual nada do que é realizado, poderia ocorrer. Importante destacar a atuação dos profissionais e docentes da saúde que muito estão se empenhando para que tudo transcorra da melhor maneira para os residentes.
Realmente é um orgulho para nossa região, e também para nossa Universidade, que há algum tempo começou sua estratégia de formação de profissionais nesta área. Há muito comenta-se do destaque da saúde como fonte de prestação de serviços, mas agora também pela formação de profissionais especialistas. Chapecó é uma das poucas cidades do país que possuem o funcionamento de dois cursos de graduação em Medicina, somente por este fato já mereceria destaque, porém agora avança-se na formação dos médicos especialistas. Continuar a caminhada de formação com qualidade é objetivo da Unochapecó, que tem destacado-se em relação a outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país, estando entre o seleto grupo de 5% de IES que obtiveram nota máxima no MEC.

No último dia 01 de março de 2019, eis que uma nova turma de Residentes Especialistas foi lançada, com a realização da aula inaugural, para que em um processo de dois anos de estudos e aprendizagem, tenhamos novos especialistas a disposição dos estabelecimentos de saúde do nosso país. Outro momento marcante desta caminhada que como já dito acima, é feito com os parceiros UFFS e HRO, e com a participação de docentes e técnicos de cada instituição.

Neste dia 11 de março, chegou o momento de lançarmos mais uma Residência Médica, agora em parceria com o Hospital São Paulo de Xanxerê, na área de Cardiologia. Estivemos presentes, junto da Vice Reitora Prof. Silvana Muraro Wildner, da Diretora da área da Saúde a prof. Lucia Cheise Borjes, a prof. Karen Andrigue e outros docentes da Unochapecó. Ficamos muito felizes, pois também aquele estabelecimento de saúde terá oportunidade de desenvolver ações de Ensino e Pesquisa para ampliar as condições do atendimento da saúde regional. Nossa Unochapecó segue construindo o processo de desenvolvimento regional para a qual foi criada, sua missão atinge a todos que vivem no nosso entorno, e agora com ações como estas, passa a oferecer profissionais especialistas para atuarem por todo o país. Mais que isso, abrimos condições para que o Hospital Regional do Oeste (Chapecó) e o Hospital Regional São Paulo (Xanxerê), possam dar firmes passos em busca da sua transformação em Hospital Ensino. Estamos todos juntos em prol da melhoria do atendimento à saúde da nossa população regional.

Formatura da turma da Residência Médica (fev.19)

Aula inaugural da Residência Médica 2019

Representantes Institucionais na Aula Inaugural da Residência Médica 2019

Aula inaugural HRSP em 11/03/2019

Abertura da Aula inaugural no HRSP