Vivemos um momento diferente no Ensino Superior do nosso país. Não se observa no horizonte nenhuma estratégia consistente em termos de políticas públicas para melhoria da qualidade acadêmica. Não se vê movimentos do Estado brasileiro perseguindo uma preparação mais qualificada de nossos jovens, pensando em termos profissionais diferenciados para o futuro. Por outro lado, o exacerbado movimento de presença do capital estrangeiro e de empresas com fins de lucro na Educação Superior, vem obrigando muitas das Universidades a se movimentarem para o campo da concorrência e da disputa de mercado. O governo que busca melhorar os números visando as metas do Plano Nacional de Educação (2014/2024), esquece de olhar para a melhoria da educação do país que se vê próximo do abismo, com cursos sendo oferecidos a R$ 49,00, demonstrando a busca no ganho em escala pelas empresas educacionais, como se a formação e a educação pudessem ser pensadas de forma industrial.
Ainda bem que temos na nossa região uma outra possibilidade – com a presença desta valorosa Instituição Comunitária – a Unochapecó. Se olharmos para trás, observamos que nossos egressos tiveram a oportunidade de obter sua qualificação profissional em outra época, e quiçá, torcem que os futuros estudantes ao comparar o que o “mercado” oferece, compreendam que o diploma pode ser parecido, mas a qualidade, não!
A Unochapecó tem um orgulho muito grande por todos estes egressos que passaram pela nossa Universidade, que chegam em torno de 30 mil. Aliás, cabe lembrar, que exatamente neste momento estamos fazendo uma campanha para resgate das fotos de formatura, pois daqui a 2 anos a Unochapecó completará seus 50 anos e queremos deixar como registro estas fotografias para toda nossa comunidade, mostrando estes egressos que tanto nos orgulham.
Lembro aqui: Se você for egresso e tiver uma fotografia de sua turma, envie para nós no email reitoria@unochapeco.edu.br.
Aos discentes que hoje fazem parte de nossa comunidade acadêmica, fica a responsabilidade de continuar a levar o nome de nossa Instituição sempre no mais alto posto da qualidade educacional e da responsabilidade com o desenvolvimento regional, tão característico da nossa Unochapecó.
Neste momento estamos produzindo o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, documento que apontará para o futuro da Instituição, com ações e metas para o período 2019-2023. Tanto a comunidade acadêmica como a comunidade externa estão sendo consultados para que possamos enfrentar o grande desafio de planejar o sucesso de nossa Universidade no futuro com o foi no passado.
Estruturar o planejamento estratégico visando a evolução de nossa Universidade, é mais um desafio que enfrentamos em respeito a toda a história que esta Universidade já escreveu em quase cinco décadas de desenvolvimento da Educação Superior no Oeste Catarinense.
Nossos estudantes e nossos egressos podem continuar se orgulhando da Instituição em que se formaram, pois estamos com todo o carinho e responsabilidade, a partir do novo PDI, dando continuidade no desenvolvimento da NOSSA querida Unochapecó.