Confiram a nota que a Profa. Silvana Muraro Wildner – Vice-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão tem para vocês:

É com o coração cheio de orgulho que me dirijo a você, por meio do Blog do Reitor, para falar sobre um assunto que é a verdadeira razão de existir da Unochapecó: o conhecimento! Afinal, é aqui, nesta comunidade, que ele acontece e transforma tudo o que toca. É na sala de aula, nos laboratórios, nos espaços de estudo que o ensino e a aprendizagem ganham forma, modificam a vida das pessoas e fazem com que as pessoas se inspirem para revolucionar seus espaços.

Falar de ensino e de aprendizagem é algo valiosíssimo para mim e, ao mesmo tempo, é algo muito sério também. No começo deste ano, quando desenhamos o planejamento 2017, colocamos lá uma meta ousada e de grande importância: trabalhar pela Qualidade Acadêmica da Unochapecó. Tornou-se um compromisso! Essa meta desdobrou-se em vários projetos e programas, e é sobre um deles que eu quero falar agora: o Qualidade em Pauta.

A partir deste mês de novembro, acadêmicos e professores terão a oportunidade de avaliar os componentes curriculares quando estiverem fechando a disciplina. O professor avalia a turma, as condições de trabalho e do ambiente, e cada aluno avalia o professor que ministrou aula naquele semestre. Sabemos que temos excelentes práticas dentro da universidade que aguardam reconhecimento e isso precisa ser visto, comprovado e multiplicado.

Temos ciência também de que precisamos avançar, oferecendo terreno fértil para alunos e professores construírem e ampliarem o conhecimento. Mas não é bem assim. Avançar onde? Em que? De que forma? O que é prioridade? Faltava uma ferramenta que nos desse alguns rumos. O programa Qualidade em Pauta vai nos dizer onde nosso olhar deve focar.

Todos podemos melhorar nosso jeito de fazer as coisas e merecemos um retorno sobre como a universidade nos enxerga. Os dados fornecidos por esta ferramenta possibilitarão ao professor receber um feedback sobre o seu trabalho e suporte da Unochapecó para melhorar suas práticas. Afinal, feedback é sempre um presente, não é mesmo? Igualmente, as turmas serão avaliadas pelo professor em diferentes aspectos e receberão um retorno sobre como anda a caminhada no curso.

É nesse espírito, com total compromisso com a Qualidade Acadêmica, que gostaríamos da sua colaboração em responder ao questionário que chegará até você via sistema Minha Uno com o máximo de fidedignidade, pontuando de forma sincera as suas percepções. Notem que, assim, nos direcionaremos a um modelo mais concreto e maduro de crescimento coletivo.

Sabemos que todo processo novo pode gerar dúvidas. Para nós não é diferente. Mas é importante registrar que o Qualidade em Pauta é uma programa que está em construção. A nossa Diretoria de Ensino está à frente desse processo e pode ser o lugar para onde você encaminhará suas dúvidas, sugestões, contribuições. O e-mail é dens@unochapeco.edu.br.

Além da avaliação dos componentes, o programa também compreende rodadas de conversas de acadêmicos diretamente comigo, de forma aberta e sem cerimônias. Eu os ouço e agendo um novo momento para as devolutivas. Essa etapa já está acontecendo e em 2017 foram 12 encontros muito produtivos. No próximo ano retomaremos a agenda.

Agradeço sua atenção à minha carta. Estou certa de que o processo de melhoria exige que nos movimentemos e revisemos a forma como sempre fizemos as coisas. Todos que estão na Unochapecó merecem ter acesso a uma educação de alta qualidade que possa ser equiparada a grandes universidades no mundo. Vamos juntos fazer a nossa comunidade do conhecimento cada dia melhor.

Conto contigo!

Um abraço,