Olá estudante, tudo bem?

Você que depende de bolsas e financiamentos para concluir seus estudos, fique atento! O assunto de hoje é o FIES 2018.

Primeiramente, gostaríamos de deixar claro que, para quem já possui o financiamento pelo FIES, tudo continua normal, pois ele seguirá as normas do FIES do ano em que você conseguiu o benefício. Ou seja, basta realizar a renovação do financiamento dentro das normas estabelecidas.

Aos estudantes que pretendiam aderir ao FIES esse ano, precisamos esclarecer alguns fatos. O FIES criou normas mais rígidas para concessão de novos financiamentos a partir do primeiro semestre de 2018, obrigando as Instituições de Ensino a assumirem boa parte das dívidas resultantes do não pagamento do benefício.

Sabemos da boa índole das famílias e da população da nossa região, mas até o momento, não foram apresentados dados sobre o índice de inadimplência do FIES em 2017. Para se ter uma ideia aproximada, segundo dados do Ministério da Educação, em 2016, a taxa de inadimplência do FIES atingiu 50,1%, totalizando um ônus fiscal de R$ 32 bilhões. Como se não bastasse esse risco imposto às Universidades, o número de bolsas foi radicalmente reduzido para as Instituições, o que incluiria também a Unochapecó. Além disso, outras dificuldades e entraves permeiam também, cada uma das modalidades oferecidas:

Modalidade 1: Para quem comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos, o juros é zero, mas não há mais 18 meses de carência para começar a pagar as parcelas do financiamento. Se empregado, o estudante deve começar a pagá-lo, 30 dias após concluir o curso.

#OLHAaDICA: a Unochapecó, por ser filantrópica, já atende alunos nessa faixa de renda familiar, oferecendo bolsas parciais, sem necessidade de devolução desses recursos (Não é empréstimo, é bolsa).

Modalidade 2: É a modalidade que mais oferece vagas, quase 50% das vagas do FIES 2018/1, num total de 150 mil financiamentos, mas não está disponível para a região Sul. Atende apenas Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Modalidade 3: Para quem comprovar renda familiar de até 5 salários mínimos, não há taxa fixa de juros estabelecida. Dessa forma, os bancos impõem a taxa de juros mediante análise de cada contrato. Além disso, não há mais 18 meses de carência para começar a pagar as parcelas do financiamento. Se empregado, o estudante deve começar a pagá-lo, 30 dias após concluir o curso.

Por esses motivos, a Unochapecó, assim como a maioria das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do sul do país, optou pela não renovação/adesão ao FIES. Como somos uma Universidade de caráter comunitário devemos, em primeiro lugar, prezar pela sustentabilidade financeira da Instituição, sem assumir o risco de comprometer o fornecimento de nossos serviços à comunidade e aos futuros estudantes que hão de passar por aqui.

Fique atento estudante! A Unochapecó oferece muitas possibilidades de descontos, de financiamento do seu curso, como o FundaCred, o Bradesco e inúmeras bolsas de estudo, que poderão ajustar-se à sua condição. Conheça todas elas no novo site de bolsas da Unochapecó: uno.edu.br/bolsas.