Eis que vamos nos desafiar a conduzir a Unochapecó para uma grande transformação. Começamos a produzir o projeto de reestruturação acadêmica da Unochapecó. Algo que trará inúmeras mudanças nas atividades acadêmicas e no processo de ensino-aprendizagem da nossa Instituição.
Uma equipe de trabalho já se empenha no sentido de produzir uma solução inovadora e de vanguarda, como é a característica de nossa Unochapecó em toda sua história. Quem sabe estamos a frente do mais importante projeto para ser entregue pós cinquentenário de nossa Instituição.
Um amadurecimento consistente na condução da gestão, associado a um novo momento político institucional, abre as condições para estabelecermos um novo modelo de universidade, ligada ao desenvolvimento regional, à promoção do empreendedorismo e inovação, geradora de pesquisa e conhecimento. O que se estabelece como uma Universidade Empreendedora, que avança no até então, modelo endógeno promovido pela grande maioria das Instituições de Ensino Superior do país, para um modelo de relacionamento com a sociedade, a partir de uma estruturação de um centro de soluções para a sociedade.

Juntamente com esta estratégia de reestruturação acadêmica (do ensino), também foram nomeadas outras comissões de trabalho para desenvolver projetos concomitantes ao principal. Um deles é para o desenvolvimento da Pesquisa e Pós Graduação, uma vez que este tema se consiste em um das mais importantes condições a serem atendidas pela Instituição no seu objetivo de desenvolvimento da região e para produzir as necessárias soluções que a sociedade demanda. Outro projeto tratará do desenvolvimento da internacionalização da Instituição, tema intrinsicamente ligado à inovação e ao relacionamento da região com outros hubs de conhecimento ao redor do mundo. Por fim, outro projeto dará conta de estruturar nossa extensão de uma maneira condizente com o que esperamos de atuação para uma Universidade Comunitária e com a curricularização da extensão.

Enfim, traçamos agora os projetos essenciais para o desenvolvimento futuro da nossa Unochapecó, com o desafio de prosseguir na liderança e protagonismo de uma Instituição que apoia o desenvolvimento de toda nossa região.