Parabéns Chapecó, Parabéns a todo o Oeste Catarinense. Isso mesmo, nossa cidade e região merecem os parabéns. Nosso município por meio da Lei 141/70, constituiu a Fundeste, que teve seu Estatuto aprovado na Assembleia de 04 de julho, com a presença do Prefeito de Chapecó, João Destri, lideranças de 36 municípios (que envolveram-se no início da Fundação), do Secretário de Negócios do Oeste Plínio Arlindo de Nês (Primeiro presidente da Fundeste) e do Bispo Dom José Gomes.
De lá pra cá, temos motivos e muito orgulho de estarmos vivendo mais este aniversário da nossa Unochapecó. Uma história que começou na década de 70 como Fundeste, e que hoje leva na marca, o nome de nossa cidade para todo o mundo.

Nossas lideranças do passado com muita valentia enfrentaram as adversidades que a época oferecia, pensando sempre na ascensão da região a outro patamar. Não há como saber se imaginavam que chegaríamos a esta condição atual, no Centenário de Chapecó. Em 48 anos de história, a presença do Ensino Superior em Chapecó e São Lourenço, se constituíram em um dos principais fatores de desenvolvimento da região Oeste.
Atuar na formação de mais de 30 mil pessoas é motivo de grande orgulho. Ter atualmente cerca de 8 mil estudantes, mais de 40 cursos de graduação, 07 Programas de Pós-Graduação, significa que estamos continuando o processo de desenvolvimento da Educação Superior na região. Ser atualmente uma das melhores Instituições do país, nos dá a certeza que esta caminhada continua produzindo seus resultados e formando novos cidadãos preparados para moldarem nossos destinos pelos anos vindouros.
Há também que se ressaltar que além da formação profissional, a Unochapecó pelo seu modelo comunitário, escreveu um capítulo importante de desenvolvimento regional, atuando em muitas áreas, produzindo ações de extensão universitária, agindo nas área de Assistência Social, esporte, cultura, gestão, tecnologia, cidadania e saúde, dentre outras. Além disso, sua trajetória na pesquisa e Pós-Graduação, com o primeiro doutorado da região, segue sua senda de desbravadora na região, como tudo em sua caminhada, vem marcando a vida de muitas pessoas, promovendo o avanço da ciência e da tecnologia. Neste caso em especial, mais recentemente, o fortalecimento da formação de Mestres e Doutores, que cresce dia após dia, vem propiciando um novo tempo na produção de soluções para os problemas enfrentados pela nossa comunidade, gerando conhecimento e capital intelectual para a região.
Neste aniversário da nossa Universidade, queremos reafirmar esta linda história, sempre focando na continuidade e crescimento qualificado, com responsabilidade, ética e muita interação com as entidades da nossa região, sejam públicas, privadas ou não governamentais.
O estímulo que nos faz caminhar dia a dia, é saber que muito ainda há que se fazer, e que ter vivido quase meio século corresponde a uma importante contribuição que se deixa na história, com muita ênfase na construção de seres melhores, de cidadãos comprometidos com a ética e a responsabilidade profissional e social, enfim, ajudando a construir um mundo melhor.
Muito ainda temos a fazer, precisamos melhorar nosso país e preparar um caminho menos tortuoso para as próximas gerações, preparar nossos jovens atuais para enfrentarem o difícil e incerto cenário do futuro. Para isso que aqui estamos e nos revigoramos neste aniversário, olhando com firmeza para frente, para a continuidade desta linda história de uma comunidade que em 1970, decidiu se desafiar e constituir ela própria a sua Instituição de Ensino Superior.

Na verdade, todos estão de parabéns, pois quem está de aniversário é uma Instituição que é patrimônio de todos nós, a nossa UNOCHAPECÓ!