Estamos  planejando a Unochapecó para os próximos cinco anos. Definir o futuro da nossa Instituição é uma responsabilidade que não é só da academia, mas também de toda a comunidade regional. Nosso planejamento já avançou muito no sentido de integrarmos ainda mais a Unochapecó às necessidades da sociedade. Várias atividades foram realizadas, sendo que neste momento estamos prestes a concluir os trabalhos das comissões, que são assim divididas:
Comissão de Sistematização
Comissão Perfil Institucional
Comissão Graduação
Comissão Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação
Comissão Gestão de Pessoal e Atendimento Discente
Comissão Infraestrutura
Comissão Autoavaliação Institucional

Durante o ano realizamos as seguintes atividades:
6/04/2018 – Palestra com Tânia Bacelar de Araújo no salão de Atos para professores, técnicos e estudantes;
04/06/2018 – Workshop de Lançamento do Planejamento Estratégico no Plenário do Bloco R, participaram coordenadores de curso, coordenadores de setor, diretores acadêmicos e administrativos e a Reitoria;
De 05 a 13/06/2018 disponibilizado um questionário on-line para estudantes, professores e técnicos administrativos.
De 04 a 06/06/2018 foram realizadas 27 entrevistas;
19/06/2018 – Grupo de foco com representantes da comunidade externa;
04/07/2018 – Grupo de foco com formandos.
Posicionamento estratégico com cursos de graduação presencial:
16/07/2018 – ACHJ – Área de Ciências Humanas e Jurídicas;
17/07/2018 – ACS – Área da Ciências da Saúde;
19/07/2018 – ACSA – Área de Ciências Sociais e Aplicadas;
23/07/2018 – ACEA – Área de Ciências Exatas e Ambientais.
02/08/2018 – Workshop de apresentação do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@;
08/08/2018 – Workshop Stricto Sensu;
10/08/2018 – Workshop Lato Sensu;
13/08/2018 – Workshop Ensino à Distância;
17/08/2018 – Workshop São Lourenço do Oeste;
18/09/2018 – Workshop com os Técnicos Administrativos;
19/09/2018 – Workshop de validação do posicionamento e objetivos estratégicos;
07/11/2018 – Workshop de validação de Missão, Visão e Valores e oficina de projetos estratégicos realizada com gestores no CETREC.

A expectativa é entregarmos no início de 2019, o PDI aprovado em nossas Instâncias Superiores.

***

Estamos vivendo um momento pós eleitoral, onde pairam muitas dúvidas sobre a Educação Superior do país e o caminho que será trilhado para a Educação no futuro. E o que pensar para o futuro do Ensino Superior do Oeste Catarinense e de Santa Catarina? Somos destaque nacional pelo nosso modelo comunitário, elogiado por todos que o conhecem e responsável nos últimos 50 anos pelo sucesso do desenvolvimento pluridimensional do Estado de Santa Catarina.
Porém, os últimos governos do país, colocaram no mercado, inúmeras Instituições privadas, com objetivo de lucro e sem um olhar mais estratégico nacional, oferecendo inúmeros empecílhos à atuação de um Ensino Superior que ao mesmo tempo que forma ótimos profissionais, contribui com o desenvolvimento da região, oferecendo ações extensionistas e projetos de pesquisa que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população onde estão inseridas as ICES (Instituições Comunitárias de Educação Superior).

Planejar o futuro em um momento de tantas incertezas realmente é desafiador, porém a Unochapecó tem demonstrado nos últimos anos seu desempenho diferenciado, se posicionando entre as 5% Instituições de Ensino Superior do país que estão na faixa de nota 5 na avaliação do MEC, ou seja, na nota máxima de qualidade. Que continuemos assim, planejando, executando e escrevendo esta bela história de desenvolvimento de nossa região.