Medidas da Unochapecó relacionadas à pandemia da Covid-19

Desde que a pandemia causada pela Covid-19 tomou grandes proporções no Brasil, a Unochapecó vem adotando medidas de prevenção e mudanças de procedimentos para trazer mais segurança a toda comunidade. Ainda na primeira decisão institucional (Portaria Nº 098/REITORIA/2020), assim como nas que a sucederam, muitas ações foram tomadas no sentido de enfrentar as diferentes situações em que uma Instituição está submetida neste difícil momento. As ações se pautaram no âmbito das aulas e das questões financeiras, assim como na parte administrativa e no envolvimento comunitário, sempre repassando todas as informações necessárias à comunidade e primando pelo bem-estar de todos. Abaixo vamos listar as principais:

Graduação
As disciplinas presenciais foram substituídas por aulas utilizando meios e tecnologias de informação e comunicação, seguindo o que determinam os decretos nas esferas federal, estadual e municipal. Elas passaram a ser realizadas remotamente, com transmissão ao vivo pelo professor e participação dos estudantes no mesmo horário previsto no calendário acadêmico da aula presencial. Já os cursos de graduação ofertados na modalidade a distância (EaD) seguem na normalidade, mantendo suas atividades dentro do calendário acadêmico aprovado e divulgado aos alunos.
Sobre a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, cabe destacar que, considerando o disposto na legislação, a Unochapecó suspendeu aulas práticas, estágios, monitorias e similares com a condição de reagendamento dentro do calendário letivo quando o período de distanciamento social terminar, podendo fazer uso do período de recesso escolar. Atualmente, busca a liberação parcial de atividades que tenham condições de serem realizadas.

Pós-Graduação
As aulas presenciais dos cursos de pós-graduação lato sensu foram suspensas por um curto período, porém, alguns cursos retomaram também de forma remota, mediante concordância expressa de todos os alunos. Aos cursos que optaram por não efetivar as aulas remotamente, está sendo organizado novo calendário letivo, com previsão das devidas reposições.
As aulas dos programas de pós-graduação stricto sensu estão organizadas de forma remota, assim como as defesas de dissertações ou teses. Além disso, com a finalidade de ampliar debates, foram organizados eventos online gratuitos, permitindo, também, a participação da comunidade externa. Tais eventos têm sido ofertados remotamente, alcançando efetiva participação, bem como sendo avaliados como muito positivos. Os eventos foram gravados e estão disponíveis no Unoplus.

Financeiro
A Universidade entende que esse é um momento muito difícil para todos. Anteriormente à pandemia, a Unochapecó já fornecia uma série de possibilidades aos estudantes, relacionadas à renegociação de matrículas e também oportunidades de descontos por meio de convênios com empresas e instituições de nossa região de abrangência. Agora, vem trabalhando com novas alternativas:
Criou uma comissão de atendimento personalizado aos estudantes com dificuldades financeiras, permitindo negociação individual aos alunos que comprovarem renda afetada por conta da pandemia.
Isentou multas e juros para os que não conseguiram cumprir as parcelas nas datas do pagamento referente ao mês de abril, assim como o parcelamento dessas mensalidades em até seis vezes no cartão de crédito.
Aumentou os prazos dos processos de bolsas de estudo, com ampla divulgação, permitindo que os estudantes pudessem acessar recursos do Uniedu e Lei Federal.
Sobre as preocupações com as questões financeiras, há de ressalvar que, com as demais Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) vinculadas à Acafe, Abruc e Crub, a Unochapecó está se mobilizando e buscando junto ao governo federal alternativas para amenizar o impacto tanto para os estudantes quanto para as Universidades, como:
FIES Especial para o segundo semestre, de forma a atender estudantes com dificuldades.
Acompanhamento do projeto de Lei nº 1886/2020, que tramita no Senado, tendo como relator o Senador Jorginho Mello, projeto que cria os Certificados de Recebíveis da Educação (CRE), que poderão se constituir em um apoio financeiro muito importante neste momento.
Por fim, a Reitoria da Unochapecó também está analisando a ampliação de possibilidades de financiamento estudantil, que deverá ser disponibilizado nos próximos dias.

Administrativo
Tanto os docentes quanto os técnicos estão mobilizados e atuantes, para melhor conduzir os trabalhos da Universidade mesmo diante da pandemia. Manteve todo o seu quadro de funcionários, garantindo salários e renda, visando não prejudicar o contexto social dos seus 768 colaboradores. Um canal próprio para tratar ações do Coronavírus foi criado pela Instituição, que também permanece realizando normalmente reuniões deliberativas, como as do Conselho Universitário e do Comitê Gestor. A Unochapecó também disponibilizou novas capacitações para os técnicos-administrativos com poucas demandas ou impossibilitados de realizar atividades de forma remota, assim como apoio psicológico aos funcionários, oferecendo acolhimento qualificado diante de um momento de possível sofrimento individual.

Recursos tecnológicos
Importantes ferramentas computacionais foram oferecidas no ambiente web aos estudantes e docentes. Uma verdadeira força-tarefa na área de tecnologia da informação foi montada para garantir o suporte necessário nesse momento em que as atividades não podem ocorrer de forma presencial. Como praticamente todas têm grande dependência dos ativos tecnológicos, ou seja, se o Data Center da Universidade ficar inoperante todos os serviços passam a não funcionar, a Unochapecó precisou intensificar e melhorar seu plano de DR disaster recovery (recuperação de desastres). Para isso, investiu em serviços em nuvem, consultoria especializada e replicação de seus ativos para resguarda de dados.
Um canal direto de atendimento aos professores via Chat Online foi criado, com necessidade de contratação e hospedagem do serviço no portal Minha Uno. Para tal, foi reorganizada a escala de trabalho da equipe técnica de Tecnologia da Informação (TI) para suporte durante os três turnos, com atendimento em todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana. Até este momento, foram mais de 800 atendimentos de suporte aos docentes.
Com a disseminação e aumento de intrusões a equipamentos pessoais registrados e noticiados durante a pandemia, a Diretoria de Tecnologia da Informação também precisou investir na melhoria da segurança do webmail e Minha Uno, desenvolvendo um segundo fator de autenticação, neste momento em fase de testes para alguns professores.
Com a quarentena, Chromebooks foram disponibilizados para alunos e docentes por meio do serviço Biblioteca das Coisas. Com as aulas online, a presença dos estudantes pôde ser registrada automaticamente com o módulo “chamada invertida”. Este recurso, até então permitido somente na intranet da Unochapecó, precisou ser recodificado para permitir acesso externo.
A Unochapecó ainda mantém convênio com o Google For Education, o que possibilita acesso gratuito da comunidade acadêmica a todas as ferramentas disponíveis. Diversos recursos são oferecidos para alunos e professores para execução de suas atividades. Com destaque ao Meet para videoaulas, sendo que os próprios alunos podem criar webconferências para atividades em grupos, mesmo de forma remota. A ferramenta “docs” permite compartilhamento e desenvolvimento de trabalhos em grupo.
Por fim, alguns softwares de licenciamento, até então exclusivos para aulas práticas somente nos laboratórios de informática, foram negociados com alguns fabricantes para liberação a estudantes e professores para atividades home office.

Envolvimento Comunitário
Como uma Instituição Comunitária, a Unochapecó não deixou de cumprir com o seu papel e por isso desenvolve uma série de ações visando ajudar os profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate ao Covid-19, assim como toda a comunidade regional.
Entre essas ações estão: Produção de máscaras do tipo face shield (semelhantes a viseiras de capacetes) para doação ao Hospital Regional pelo Laboratório 3D; doação de álcool líquido 70% para Secretarias de Saúde dos municípios da região; campanha #Fiqueemcasa com a Editora Argos, uma Festa do Livro Virtual, que disponibiliza obras com vários descontos, além de livros com download grátis; implantação do Drive Thru de Livros pela Biblioteca Profª. Oneida Belusso da Unochapecó, podendo o estudante solicitar o livro que desejar e depois retirar na Universidade, de forma segura para todos; arrecadação de produtos essenciais que serão doados para famílias carentes, usuárias da Clínica Escola de Fisioterapia; arrecadação de máscaras dos tipos PFF1 e PFF2 para serem doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS); parceria entre Unochapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó que está disponibilizando atendimento via telefone para pessoas com sintomas de gripe e respiratórios; atendimento especializado por psicólogos do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (NAPI); oferecimento de serviços adicionais à comunidade acadêmica por meio da Plataforma Altissia, oferecendo diversos idiomas, entre outros.
Ressaltamos que a Universidade está garantindo a efetividade das atividades letivas com aproveitamento, até o momento, acima do esperado. Os resultados das atividades de ensino-aprendizagem têm se mostrado positivos nos componentes em que a prática não é requisito. Professores e alunos estão cientes do esforço que será necessário para a reposição das aulas práticas, quando o período de isolamento for superado.
A Unochapecó vem cumprindo com todos os trâmites legais apresentados nos decretos e publicações dos órgãos federais, estaduais e municipais. Além disso, espera que esse momento passe o mais rápido possível e que, apesar das dificuldades, deixe aprendizado para todos.

Chapecó, 11 de maio, 2020.