Chapecó 103 anos

Expectativas educacionais para o futuro de Chapecó conduzem ao fortalecimento do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia
Claudio Alcides Jacoski
Reitor Unochapecó / Presidente ACAFE

Quantos acertos teve Chapecó se olharmos para o passado. Poucas cidades chegam nesta idade com a condição que é oferecida aos seus munícipes. E o futuro será como? Esta é uma pergunta importante a todos que escolheram este lugar para sua família viver. O que se espera é que possamos ampliar as condições de planejamento de nosso município para o futuro, e focarmos em ações estruturantes para promover o bem-estar de todos.
O problema é que a educação brasileira neste período viveu um de seus momentos mais críticos da história. Falta planejar o futuro educacional no país, ou seja, devemos imediatamente discutir uma reforma na educação para o bem das próximas gerações.
Há algum tempo, um projeto chamado Chapecó 2030 (em 2012) foi desenvolvido pela “Sociedade Amigos de Chapecó”, trazendo expectativas em várias áreas do conhecimento, inclusive para a educação. A expectativa era a construção de uma força nesta área para nossa cidade e região. Será que já é o momento (passados oito anos) para uma reavaliação? Fica aqui a dica.
Bem, mas neste contexto, é importante avaliar que a Educação Básica em nossa cidade e região é destaque em relação ao que temos no país. A Unochapecó nos representa como uma das melhores Instituições do Brasil, estando junto com 5% das Instituições do país que tem a nota máxima do Ministério da Educação (MEC). Mas, e a partir daqui, o que se deseja no futuro?
Já temos ouvido muito que o pós-pandemia trará uma série de modificações, e isso já é consenso, pois o uso de ferramentas tecnológicas será incorporada pela experiência que tanto docentes como discentes tiveram neste período, entendendo as potencialidades desta condição.
Nossa Unochapecó está se preparando para ser um agente ativo neste processo, pois apresentará uma reformulação geral em seu modelo acadêmico, incorporando a ABEX – Aprendizagem Baseada em Experiência, que trará, em todos os períodos e em todos os cursos, uma aproximação dos estudantes com sua profissão e com a resolução de problemas reais da sociedade. Será um modelo inédito no Brasil, e contemplará aquilo que se discute como necessário, ou seja, uma evolução no modo de aprendizagem dos nossos estudantes, com foco nas competências e habilidades dos futuros profissionais.
Também nossa Unochapecó apresentará o projeto do Colégio da Unochapecó, um planejamento de Escola de Ensino Médio revolucionário, apoiado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e que também oferecerá o modelo ABEX aos alunos, preparando de forma singular esses jovens para serem agentes ativos na sociedade e transformadores da realidade regional.
Associado a este conjunto, eis que o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ finalmente vai ser inaugurado, oferecendo uma organização ainda maior do Ecossistema de Inovação da nossa cidade e região.
Agora que o município chega a 103 anos, precisa focar com mais intensidade no desenvolvimento da região pela educação, ciência e tecnologia. Com as bases em políticas públicas claras com este foco, poderemos fortalecer nossas indústrias, organizações e setores, consequentemente aos que escolheram Chapecó para viver. Precisamos de um conjunto de políticas de ciência e tecnologia para nossa comunidade, se quisermos ser um município pujante para as próximas décadas.