DISCURSO DE POSSE
(Gestão 2020 – 2024) Prof. Claudio Jacoski
Trinta e seis mil, quinhentos e noventa e sete (36.597). Não se trata apenas de um número, está se falando de 36.597 histórias de vida, de 36.597 sonhos realizados. Esta é a quantidade de profissionais que já viveram a experiência de formar-se na Unochapecó durante nossa existência. Realmente é uma quantidade impressionante, em que cada número, representa uma experiência de vida com uma formação técnica, científica e profissional, lapidada com muito cuidado, que além da formação para o mundo do trabalho, deixa um legado de superação, apropriação de condições cognitivas, mas mais que isso, a de aprimoramento da condição humana, a partir do conhecimento e da inteligência.
Estamos hoje aqui para marcar mais um histórico momento de nossa Unochapecó. Uma universidade criada por valorosas pessoas que vislumbraram o futuro, ainda na década de 70 e que compreenderam que era importante para Chapecó e região constituírem a sua Universidade. Hoje, aparentemente de forma até dúbia, parece que isso não faz diferença, pois os rumos que a Educação Superior tomou no país, não dá a clareza e evidência que foi vivida no passado, porém no futuro, e olhando a história e a construção social que esta Instituição tem, não restará dúvidas do diferencial realizado e que muito ainda será construído para o desenvolvimento regional.
As instituições comunitárias como a Unochapecó, poderiam ser uma ótima solução para o país, porém enfrentam barreiras e dificuldades, algumas criadas até por nós próprios a partir do nosso modelo, porém, sua estrutura de oferecimento de educação superior e produção científica, é muito mais justa e pertinente para as condições do país. Alguns nos confundem com uma instituição pública, outros pensam que somos uma empresa privada, e não somos nem uma nem outra. Somos uma Universidade Comunitária, algo tão avançado para o país, que ainda não somos totalmente compreendidos. Somos até de certa forma um pouco pública, pois os bens são de nossa Fundação que é conduzida pela comunidade, cobramos mensalidade e nos mantemos com muito esforço pela nossa própria capacidade de gestão, quem sabe por isso, alguns nos olhem que devemos disputar em iguais condições com o competitivo mercado. Aqui, seria importante ressaltar que embora com legislação existente, a 12.881 (Lei das comunitárias) não há até o momento financiamento derivado de orçamento público.
Neste contexto, o que se observa atualmente é o crescimento de grandes corporações de ensino privado, com a presença de capital estrangeiro tomando conta da educação superior do país. Perdendo-se uma grande oportunidade de efetivar um modelo de desenvolvimento no país, tal qual o que executamos na grande região de Chapecó e São Lourenço do Oeste, e como outras comunitárias o fazem em várias regiões de Santa Catarina, que se desenvolveram pela participação das Universidades Comunitárias.
Esta caminhada foi sensacional, é só olhar para trás e ver o quanto de sucesso foi atingido pela nossa Unochapecó. Lembro a todos que nunca foi fácil, pois tivemos momentos muito difíceis no passado, todos suplantados pela inteligência, planejamento e esforço dos gestores que por aqui passaram. Meu reconhecimento a cada um deles. E é importante lembrarmos deste legado, pois estamos a poucos meses de completar 50 anos.
O cinquentenário que comemora o nascimento da instituição em 04 de julho de 1970, trará recordações e lembranças, daqueles todos que já passaram por aqui.
Eis que por estas coincidências (ou não) da vida, expresso minha alegria de estar a frente da Instituição no Cinquentenário. Tenho muito orgulho de viver este momento, propiciado por cada um dos eleitores que nos deram em setembro de 2019, cerca de 87% dos votos da comunidade acadêmica. Uma confirmação de um trabalho sério, ético e responsável que desempenhamos nos últimos 04 anos. Fica meu muito obrigado a cada um dos votos da comunidade acadêmica.
Foram muitos os resultados a serem lembrados da gestão que realizamos, e tenho certeza que descrevê-los tomaria muito tempo, porém destaco rapidamente uns poucos:
1 – Importante fato para nossa região e que quem sabe seja reconhecido somente no futuro, é que consolidamos o projeto de UNIVERSIDADE pois ao início da gestão não tínhamos os 02 doutorados exigidos legalmente, mais que isso colocamos a região na rota da produção do conhecimento, pois chegamos a 03 doutorados, lembrando que lançamos o primeiro doutorado da região Oeste e criamos as condições iniciais para produzir soluções para a região, feito por nós mesmos, aliás característica de nossa região que aprendeu com o tempo de se bastar a si própria, pois o histórico de apoio e auxílio ao Oeste Catarinense é quase inexistente.
2 – Recebemos o reconhecimento do MEC nas avaliações. Nossa Unochapecó foi recredenciada com nota máxima (nota 5), além da maioria de nossos cursos também receberem a nota máxima. Fato que nos orgulha, pois é com o reconhecimento de nossa qualidade que seguimos acreditando que a educação é assunto estratégico para o país e para o desenvolvimento futuro. Precisamos como nação, assumir o compromisso de desenvolver a ciência, a tecnologia e a educação como forma de garantir a soberania, oferecendo para as gerações futuras, um caminho com mais esperança e segurança;
3 – Operamos uma transformação nos processos e na forma de corrigir provas, lançar notas, de localizar-se dentro da Universidade, de dar segurança às informações da nossa Instituição usando Blockchain, com uma série de módulos inseridos no sistema conhecido como Minha Uno, colocando a Unochapecó em um patamar diferenciado das Instituições brasileiras, quem sabe poucos daqui tenham a noção de como estamos avançados tecnologicamente com ferramentas digitais que colocam, professor e estudante bem a frente de seu tempo;
4 – Tornamos nossa Instituição reconhecida como uma Universidade Empreendedora e Inovadora, com diversos prêmios para nossas ações, também para nossas startups e incubadas, auxiliando e atuando de forma conjunta com outras organizações de Chapecó no reconhecimento como a segunda cidade percapita na geração de startups do Brasil. Criamos também a rede de inovação que promove uma integração Universidade-empresa, sendo modelo para outras Universidades, o que vem gerando soluções e produzindo patentes para nossa Instituição, dividido as soluções com as empresas parceiras e que desejam evoluir tecnologicamente.
5 – Com a importância devida consolidamos o projeto de internacionalização, e marcamos um expressivo número de parcerias com Instituições ao redor do mundo. Ainda temos muito a avançar pois sabemos que oportunidades existem e nos apontam para a construção de um mundo cada vez mais integrado, e com a certeza que o conhecimento não permite limites.
6 – Criamos aqui na Unochapecó, o espaço chamado “Jardim das Artes” que hoje já se tornou uma espécie de cartão postal da Universidade, onde oferecemos em forma de obra de arte, uma lembrança aos Centenário de Chapecó, e também marcamos aquele espaço com as bandeiras das nações que nos visitam em sinal de respeito, já se tornando um instrumento de aviso, das nacionalidades que visitam, estudam e pesquisam em nossa Universidade. Também este espaço que estamos hoje, o nosso Salão Nobre foi uma importante obra entregue pela gestão e que nos dá a oportunidade de realizarmos atividades como esta de hoje, além de formaturas, espetáculos, atividades complementares para nossos cursos, trazendo economia para a Instituição e proporcionando um espaço a mais para nosso município e região.
7 – Foram 04 anos enfrentando desafios, a taxa de desemprego caindo, a economia em crise, e o poder aquisitivo cada vez menor, e um mercado extremamente competitivo, que colocaram toda a Educação Superior do país em dificuldades. Enfrentamos esta condição com uma gestão austera e responsável, entregando ao final desta gestão uma Universidade equilibrada para os próximos anos e ainda com investimentos realizados. Para lembrar, ao assumirmos a Unochapecó em 2016, haviam questões preocupantes que poderiam colocar em risco o futuro da Unochapecó, os Certificados de Entidade Beneficiente de Assistência Social (CEBAS) pendentes, o temido Imposto de Renda que poderia trazer ao caixa da instituição um rombo considerável, dentre outros, que deixavam muitas incertezas quanto ao futuro, devido ao significativo volume de recursos que estavam em pauta. Hoje ao olharmos para a condição financeira da instituição, verifica-se não existir mais essa pressão que tanto nos afligia, dando segurança que os antigos “fantasmas” já não existem. Sim, sabemos que ainda temos condições difíceis a serem enfrentadas, porém com projetos, controle, e com a capacidade intelectual e experiência das pessoas que aqui estão, tenho a certeza de mais uma gestão de entregas, como foi a que concluímos e quiçá com mais sucesso ainda.
Enfim, torna-se muito difícil fazer a escolha para relatar o que foi feito, pois foram muitas conquistas e realizações. Trabalho que destaco, não foi feito pelo Reitor, quero aqui deixar o agradecimento aos meus Pró-Reitores que foram fundamentais nesta caminhada, Prof. Silvana, Prof. Zeca, Prof. Márcio que estão comigo desde o início da gestão anterior, e que comigo dividem as angústias e o peso que uma instituição desta envergadura traz, e também quero agradecer ao prof. Leonel que se juntou durante nossa gestão (e é alguém que merece todo nosso respeito e agradecimento pela atuação, envolvimento e paixão pela nossa Unochapecó) – Meu reconhecimento e meu muito Obrigado.
Também fica meu eterno agradecimento aos diretores, coordenadores, e todas as chefias de setor, que dedicaram-se com empenho, com atuação destacada e que nunca mediram esforços às inúmeras demandas geradas diariamente na Unochapecó. Também um agradecimento muito especial a todos os docentes e técnicos administrativos, indistintamente do local que trabalham, pois foram eles que operacionalizaram e são os grandes responsáveis por cada uma das conquistas que tivemos..
Também fica o agradecimento às autoridades, deputados federais da bancada catarinense (indistintamente, pois todos muito nos ajudaram), deputados estaduais sempre envolvidos com as comunitárias, nossos vereadores incansáveis defensores da nossa Unochapecó, à 13a Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó – que acompanha o Terceiro Setor, ao Prefeito Luciano Buligon, atuante membro de nosso Conselho Superior da Fundeste, aos membros do Comitê Gestor, de cada um dos membros do nosso Conselho Universitário. Aos órgãos da justiça, organizações civis, militares. À Associação Comercial de Chapecó, que atualmente ocupa o principal cargo à frente da nossa Fundeste com a atuação do Sr. Vincenzo Mastrogiacomo e a todo o Conselho Diretor e Superior da Fundeste, fornecedores, parceiros, também de forma especial à imprensa que nunca mediu esforços para cobrir e informar o que acontece em nossa instituição. Também àqueles que são o motivo principal da nossa existência, nosso estudantes. Enfim, todos que aqui estão representados e também à toda comunidade regional.
Quero aqui agradecer também aos meus colegas da ACAFE, que tanto me ajudam a suportar as atribuições de estar a frente desta importante Associação do Estado de Santa Catarina, tão respeitada e reconhecida pelos agentes envolvidos com educação no nosso país. Obrigado pela presença de vocês que com muita coragem e entrega, seguem em frente defendendo esta história de mais de 50 anos de sucesso das nossas regiões, proporcionada pelas nossas Universidades Comunitárias.
—
Agora, temos que olhar para a frente, fizemos uma reestruturação da equipe, modificamos a estrutura organizacional adequando estruturas intermediárias, proporcionando uma conexão mais efetiva entre a gestão e os cursos, priorizando o desempenho institucional. Teremos uma universidade cada vez mais dinâmica, interativa, com transparência de ações e compromissada com a sustentabilidade institucional e o desenvolvimento regional. A certeza que se tem, é que os desafios se multiplicam, e somente com uma adaptação de nossa Instituição às condições que o cenário se apresenta, com inovação e criatividade, fortaleceremos nossa caminhada em prol do desenvolvimento da nossa região. Tenho a confiança no trabalho que empreenderemos, junto com os Pró-Reitores Silvana, Zeca e Márcio que seguem em frente, damos as boas-vindas à prof. Andrea Marocco que junta-se ao grupo e que nos dá a certeza que oferecerá seus esforços para o sucesso da nossa Instituição.
Ás vezes me perguntam o porquê de eu estar seguindo em frente, de continuar, pois muito já foi feito e uma linda caminhada já realizada. Eu penso que estou aprendendo, me preparando quem sabe para, tendo a chance de evoluir como ser humano. Porém a resposta que dou quando me fazem esta pergunta, é que entendo ter recebido uma missão, e tenho que cumpri-la com todo a força, com responsabilidade de cuidar de algo que é de toda a região, que já ajudou a construir nosso presente e que pela força da organização associativa da sociedade, ser um importante instrumento de evolução e produção de soluções para nossa região.
Estamos preparando uma nova fase da nossa Instituição, a Unochapecó apresentará mudanças que continuarão a referenciá-la como uma Instituição de vanguarda. Vamos implementar um projeto de reestruturação acadêmica da Unochapecó, trabalho que já teve início e que será a base principal de nosso esforço das Pró-Reitorias, diretorias e coordenações de curso. Este projeto destacará nossa Unochapecó como uma Universidade ainda mais empreendedora e inovadora, pois chega o momento de uma grande evolução do ensino universitário.
Também destaco que estaremos apresentando um projeto de efetiva transformação do futuro da nossa região, em parceria com nossas escolas do ensino básico, preparando nossos jovens de forma diferenciada, projeto que está sendo planejado com auxílio de vários parceiros que em breve será anunciado para toda a comunidade.
Buscaremos valorizar ainda mais nossos docentes e técnicos-administrativos, pois este tema, trará uma combinação de atuação por resultados que queremos implantar em todos os níveis de nossa instituição. Nosso foco nas pessoas será total. Almejamos deixar um legado, e assim faremos, visando fixar uma marca para a próxima gestão, que será nosso engajamento com a sociedade e a entrega de soluções para a comunidade. Buscamos a excelência do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, para sermos cada vez mais o elo de apoio de nossa comunidade para os desafios do futuro.
Por fim, quero agradecer muito aos meus familiares que aqui estão (que me permitem dedicar tanto tempo dos meus dias à esta Instituição), são vocês que me dão a energia e a vontade de fazer cada vez mais e melhor (nominar), e a todos os meus amigos. Também aos familiares de todos nossos gestores, que da mesma forma compreendem a importante atuação que desempenham e que também fazem parte da nossa família chamada UNOCHAPECÓ!
Obrigado pela presença de todos e que tenhamos anos de muita luz, para não somente vencer os desafios, mas principalmente planejar e estruturar os próximos passos da nossa cinquentenária Unochapecó. E com a plena convicção que para atingirmos o sucesso, cada um de nós necessita do outro, ninguém faz nada por si só. Permitam-me em meu nome, em nome da Reitoria e toda nossa Unochapecó, agradecemos a presença de todos que aqui estão e que nos ajudam de alguma forma nesta caminhada. Tenho que confessar que não consigo encontrar palavras que demonstram o tamanho de gratidão a cada um de vocês, portanto só me resta dizer – MUITO OBRIGADO!