Discurso de Posse – Claudio Jacoski – Reitor 2016-2020 (UNOCHAPECÓ)  

 

Quão bom é ver todos aqui reunidos nesta noite… Tudo foi preparado com muito carinho pela nossa equipe de Técnicos Administrativos para recebê-los, sejam todos bem vindos.

 

Orgulho-me muito desta cidade que nasci e que minha família escolheu para viver (e quem não se orgulha?). Uma cidade que se transforma no presente, torna-se dia após dia um local emergente no cenário nacional. Esta é sim uma região diferenciada, por conta de cidades como Chapecó, e São Lourenço do Oeste, que ajudam a impulsionar o Estado de Santa Catarina.

Como cidade, Chapecó já passou por muitos momentos de grandes desafios que nossos guerreiros passados souberam enfrentar. Desde a defesa de nossos limites territoriais pelo nosso Índio Condá e sua família, passando pela chegada de nossos antepassados imigrantes e por uma intensa luta pela sobrevivência e crescimento do nosso Oeste,  até o tempo em que nossa querida Chapecó chegou aos seus 50 anos, quando os empresários e lideranças de Chapecó, criaram a SAC – Sociedade Amigos de Chapecó para marcar aquele momento e pensar Chapecó para o futuro. Atuaram de forma organizada e pró-ativa, resultando em um período promissor, marcado pela criação de algumas organizações pautando-se no associativismo e no cooperativismo, tão característicos de nossas organizações. Nesta época se criou a EFAPI, a vinda da Sadia, a criação da Cooperalfa, o surgimento da nossa querida Associação Chapecoense de Futebol por quem tanto torcemos e nos orgulhamos, e também gestou-se o sonho de ter uma Universidade no Oeste de Santa Catarina, criando naquela época a Fundeste, mais precisamente em 04 de julho de 1970, na gestão do prefeito municipal João Destri, iniciativa coordenada pelo então Secretário de Negócios do Oeste, Plínio Arlindo de Nes e participação do bispo diocesano Dom José Gomes que foram os primeiros presidente e vice-presidente da Fundeste, respectivamente. Fizemos questão de mostrar um pouco da trajetória histórica de quem nos liderou até agora, nos quadros no acesso a esta sala, lembrando a bela caminhada já realizada.  

Desde a criação da Fundeste muita coisa aconteceu, nos transformamos em uma Universidade, a Unochapecó, com quase 10 mil estudantes, com 07 Programas de Mestrado, mais de 40 cursos em andamento, estamos chegando a marca de 31 mil estudantes qualificados desenvolvendo nosso país. Sem dúvida somos uma universidade de destaque no cenário nacional, resultado do esforço de muitos que por aqui passaram e ainda hoje aqui estão. Mas o que será que nos espera ali na frente, após o Centenário de Chapecó? Sim, lembremos que em 2017 estaremos chegando aos 100 anos de Chapecó. Eis que nos deparamos mais uma vez com um ponto de inflexão para um novo período de desenvolvimento, tal qual ocorreu à cerca de 50 anos. Chapecó, neste período cresceu, e não precisa mais de apresentações no nosso país e continente. Hoje é mais fácil falar de uma cidade desenvolvida com uma grande condição para se viver, com recursos humanos qualificados, muitos deles formados aqui nesta Instituição.

Porém, uma ampla modificação vem ocorrendo nos processos em todas as áreas e dimensões da vida humana, individual e coletiva, tendo como destaques a informação e o conhecimento. Torna-se importante para todos que estão aqui hoje, prestarmos atenção a esta nova condição. Muitos modelos do passado não mais importam, vivemos em vários aspectos um amplo processo de mutação. Basta olhar para nossos filhos, e os jovens que estão nos sucedendo. Trata-se de uma importante transição na humanidade, da industrialização (no fim do uso da força humana), para a era do conhecimento (no amplo uso da capacidade intelectual), que vem provocando uma evolução na forma de pensar e agir de todo ser humano. 

Se olharmos o passado, observaremos que o formato de desenvolvimento que viveram grandes instituições, hoje não cabem mais. E aqui dá para trazer um exemplo de um modelo atual de Instituição, Harvard, por exemplo, no início do século XX, na gestão de Charles Eliot (que se tornou um marco na história das Universidades mundiais), transformou o ensino Universitário, permitindo o surgimento de um modelo de disciplinas eletivas e trazendo a pesquisa para dentro da Universidade (seguindo o modelo Humboldiano), levando uma Instituição que formava religiosos, para uma Instituição das mais respeitadas do nosso tempo atual. Neste mesmo período outras Instituições seguiram esta senda, podendo-se citar o MIT, Cambridge, Oxford, Berkeley, instituições que transformaram o modo de realizarmos a formação de nossos profissionais.

A velocidade das mudanças em que vivemos nos acenam para um novo tempo. O que está em jogo hoje em dia não é mais a ideologia, é a representação social. Movimentos mundiais de presença da população na rua tem se constituído neste novo momento, utilizando as tecnologias como principal instrumento de organização social, que em muitos casos tem suplantado a capacidade de discernimento das autoridades constituídas.

A Universidade, como locus de produção do conhecimento, e em especial a Unochapecó, tem demonstrado estar disposta a assumir esta condição de organização voltada ao desenvolvimento dos seres humanos e da região, a partir da produção do conhecimento, nesta nova condição estabelecida. Um exemplo disso, são as modificações nos projetos pedagógicos que tornam-se mais dinâmicos nesta nova realidade, preparando o profissional do futuro, além de projetos como a Rede de Inovação, o Museu de Ciência e Tecnologia, e principalmente o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ que constituem-se em instrumentos de aproximação da Universidade com esta realidade, promovendo a geração de soluções para nossa sociedade. Tenho muito orgulho destes três projetos que irão ser instrumentos de desenvolvimento institucional para nossa região daqui para frente, plasmados na mente, com muito planejamento e executados com ajuda de muitos.  

As Universidades do futuro ampliarão seu escopo de formação profissional para constituírem-se em um dos mais importantes componentes da sociedade. Neste contexto, a Unochapecó tem empreendido esforços no desenvolvimento das pós-graduações no âmbito do stricto sensu, que ganham força e vigor, trazendo para o contexto da região uma identificação de centro produtor de conhecimento, que associado ao Parque Chapecó@, poderá em um futuro próximo, ser o principal gerador de soluções inovadoras para a sociedade regional, ampliando o escopo da matriz produtiva local. Esta caminhada relata um posicionamento de vanguarda que é característico da nossa Instituição. 

A instituição foi a primeira Faculdade de nossa cidade com a criação da Fundeste, foi a primeira Universidade, lançou o primeiro curso superior, o primeiro curso de pós graduação, o primeiro mestrado, o primeiro doutorado interinstitucional e o primeiro Parque Científico e Tecnológico e com certeza as novidades não param por aí, sempre totalmente engajada com todos os setores da sociedade de Chapecó, São Lourenço e toda a região Oeste Catarinense.

Nosso modelo contribui para o momento atual. Henry Mitzemberg, em seu recente livro “Renovação Radical” de 2015, aponta que as organizações mais adequadas para enfrentamento das condições futuras são aquelas que de forma híbrida utilizam o que há de melhor entre a área pública e a privada, o que ele chama de empresas plurais. Vejam que nossas instituições comunitárias, a frente de seu tempo, atuam desta forma desde a década de 70, muito embora quase sempre não compreendidas na sua totalidade e tolhidas pela burocracia do Estado. A partir de agora com a Lei das Comunitárias, caberá a nós lutarmos pela implementação das condições que irão fortalecer nosso conjunto de Universidades Comunitárias. 

Um novo paradigma de atuação das universidades está sendo gestado com base na perspectiva da Tríplice Hélice apresentada por Henry Etzkovitz. Não há mais espaço para instituições que não estejam visceralmente envolvidas com o processo de desenvolvimento da sociedade no seu entorno. 

Esta nova Universidade terá como base: a Vanguarda em suas ações de ensino, espaços interativos e propícios para a criatividade, atenta a geração de conhecimento e à transferência de tecnologia para a sociedade, produtora de cultura, esporte e arte, ao mesmo tempo oferecendo formação cidadã e humanitária.

As respostas demandadas pela comunidade exigem uma Universidade inovadora também nos seus processos, com inteligência organizacional, parâmetros de sustentabilidade e agilidade na tomada de decisão. Há que se discutir uma evolução na atual estrutura organizacional para agilizar os procedimentos e fluxos que muitas vezes emperram a efetividade, além da premente necessidade de aumento da capacidade de investimento, que vem sofrendo um defluxo devido as atuais condições da economia e do financiamento estudantil.

Outro item que acho importante trazer à tona neste momento em que vivemos, é a recuperação dos valores morais e humanos. Muitos se perguntam, qual a saída para nosso país? Outros respondem que a saída é a educação. Mas que educação? Este sistema que temos hoje dará conta de transformar o futuro de nosso país? Todos podemos afirmar que não. Há que se efetivar imediatamente uma Reforma Educacional, longe dos interesses políticos e das tramas legais que nos cercam, para que possamos de forma verdadeira, pensar em nossas crianças, nos nossos jovens e no nosso futuro. E o tempo está passando…

No momento vivido, há uma condição de mercado se impondo, apesar das lutas passadas em defesa da Universidade Pública, o que se viu nos últimos anos foi o crescimento do mercado educacional e de um forte mecanismo de regulação na legislação educacional brasileira. 

Por aqui, temos um grande desafio de recuperação da nossa gestão do ensino. Sonhamos com uma instituição desburocratizada, com excelência no ensino e no atendimento, com um sistema político mais leve que dê mais oportunidade para o desenvolvimento, tanto das pessoas como para o fortalecimento da  Instituição. Temos reformas a realizar, e as faremos (há uma frase atribuída a Confúcio que diz: “Saber o que é correto e não fazer é uma covardia.”)

É sempre nas dificuldades que encontramos as oportunidades, e este momento atual aponta para um grande momento de oportunidades. Estamos preparados para esse momento turbulento com uma caminhada que não começou hoje e que contou com muitas pessoas as quais tenho dificuldade de citar e temo pelo risco de deixar alguém ausente. Mas este caminho que trilhei desde o dia 01 de fevereiro de 2000 (hoje fazem exatamente 16 anos que voltei para minha cidade para lecionar na Unochapecó), me deu oportunidade de crescer muito como ser humano e espero corresponder a todo apoio recebido da comunidade acadêmica. Teve muito esforço meu, mas foram as pessoas que conviveram comigo neste tempo que me deram a estrutura e as condições para chegar a este momento.

Meu grande apoio para esta caminhada e por aceitar este desafio se dá na minha família – Minha Mãe Carolina, apoiadora de todas minhas iniciativas, Meu Pai Clemente ( que me deixou seu exemplo). Minha Irmã Cleide e meu irmão Clóvis. À familia do meu irmão, Márcia, Guilherme e Gustavo. Meu cunhado Inildo e Miriam.

Minha esposa Soraia a quem atribuo grande parte do sucesso, dos passos dados ainda no Mestrado, no doutorado, na minha trajetória profissional, no dia a dia, nas nossas cumplicidades, dificuldades e alegrias e que sempre se constituiu em um grande apoio nos momentos mais difíceis. 

Aos dois grandes motivos de minhas lutas e do meu esforço diário, meus filhos Tales e Victor que guardo no meu coração o maior dos desejos de sucesso, pois são vocês dois que continuarão uma bela história de vida que nossos antepassados escreveram com muita dificuldade, muita luta, mas com muita esperança de ver este mundo melhor. 

Ao amigo Pellegrini e Catiele aos meus Diretores, Márcio, Fantinelli e Lissandro, a ACEA em nome do Prof. Zeca, Torrescasana, e o Prof. Plínio Seidler, ao colega Odilon que deixa inúmeros exemplos para serem seguidos, pela parceria e trabalho realizado em duas gestões como Reitor, enfim… como disse, deixarei muita gente sem nominar, mas todos que deram desde o mais singelo apoio como um aperto de mão ou um abraço, à todos que vestiram a camisa e se envolveram neste grande projeto de construção de uma sólida instituição, meu muito obrigado. Meus parceiros de gestão, Vice-Reitores: Silvana Muraro Wildner, Márcio da Paixão Rodrigues, e José Alexandre De Toni, meu obrigado pela parceria e desejo de muito sucesso em cada uma das Vice-Reitorias e também nas nossas diretorias. Aos vossos familiares que muito torcem por cada um de vocês, me permitam agradecê-los em seus nomes. E aos nossos colegas professores, estudantes e técnicos administrativos que estiveram lado a lado em cada momento vivido nestes dias recentes e pela confiança depositada – Meu muito obrigado!

Para concluir, me permitam lembrar que nada do que projetamos estará totalmente concluído nos primeiros cem dias, quiçá nem no final do mandato, mas tudo o que nos propusemos, teremos que começar, pois o resultado de nossos atos e ações poderão e serão sentidos no futuro. 

Começa aqui uma grande caminhada para o desafio de transformação da Unochapecó em uma instituição mais leve, mais reconhecida cientificamente e capaz de evoluir em cenários adversos. Isto somente será possível com o esforço de cada um de nós que almejamos a construir esta grande instituição.  

Esta equipe de gestores que se encontra aqui, os coordenadores, os diretores de área, e os diretores institucionais e a Reitoria tem uma grande responsabilidade. Todos nós, unidos em um só ideal, seremos os responsáveis pelo sucesso da Unochapecó. Aproximaremos a Unochapecó das organizações e da nossa sociedade. Lembro que temos um compromisso firmado com a comunidade acadêmica. Nós desejamos abrir canais de compartilhamento, pois como falávamos anteriormente – Queremos que todos compartilhem suas ideias, pois é responsabilidade de cada um de nossos gestores, as colocarem em prática. Lançaremos um Grande Programa de Compartilhamento da Gestão, QUEM SABE O MAIOR PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO E COMPARTILHAMENTO QUE JÁ TIVEMOS NA UNOCHAPECÓ – SERÁ UMA NOVA FORMA DE FAZER GESTÃO, ADAPTADA AO NOSSO TEMPO. Neste primeiro semestre estaremos em contato com toda a comunidade acadêmica de forma setorizada, preparando este grande projeto de transformação da Unochapecó. Somos nós hoje, depois de toda esta linda história construída, os responsáveis por fazer um mundo melhor a partir de nossa instituição e dos profissionais que formamos. 

TENHO A CERTEZA QUE FAREMOS DOS NOSSOS DIAS OS MELHORES DIAS DESTA TÃO IMPORTANTE ORGANIZAÇÃO, A NOSSA QUERIDA UNOCHAPECÓ. 

Muito Obrigado