Esta semana marca um importante momento para a Unochapecó. Foi lançado o Edital – Desafio do Conhecimento, que oferece importantes oportunidades para estudantes e docentes de nossa Instituição.

Em uma primeira fase, nossos coordenadores de curso estarão comandando ações para cadastrar o curso no Edital, visando estabelecer um desafio que seja necessário à nossa comunidade e que seja significativo para o aprendizado e evolução do conhecimento de nossos estudantes. Após isso são os estudantes que buscarão desenvolver a melhor solução para a situação apresentada.

Seguindo o desafio, ao final e já beirando o término do ano, teremos a escolha do melhor projeto de todos os cursos. Esta solução, que poderá ser um projeto, uma ideia, um produto, etc… receberá como premiação uma experiência internacional de uma semana, juntamente com seu docente e seu coordenador de curso. Explica-se esta premiação, pois foi lançado junto à Reitoria da Universidade o Programa de Internacionalização, que aliás, já conta com uma série de iniciativas que direcionam a Unochapecó a um processo de integração internacional.

Pode-se citar neste sentido, a recente aprovação da Política de Internacionalização pelo Consun; o projeto de desenvolvimento de um Cluster de soluções tecnológicas juntamente com a FACISC e a Fundação Bruno Kesller da Itália; o Convênio que oferece oportunidades na área do Direito, Engenharia e Empreendedorismo com a Boston University, e o Boston College; o Evento que ocorrerá em agosto na Unochapecó “Governança e Papel dos Atores no Desenvolvimento Sustentável na Articulação Global-Local” patrocinado pelo Fundo Newton do Governo Britânico (parceria de nosso docente Dr. Giovanni Olsson e a Universidade de Coventry), e em breve estaremos lançando mais um Edital para motivarmos o envolvimento de nossos coordenadores de curso no tema mobilidade. Acreditamos que assim, em passos firmes e objetivos estaremos construindo um novo momento para a instituição, com seu relacionamento, exposição e atuação como protagonista no cenário internacional.

Enfim, o Desafio do Conhecimento está lançado! Que venham boas ideias e mãos à obra, em busca de um futuro melhor.