É com muita alegria que hoje nominamos nossa biblioteca da Unochapecó de Prof.ª Oneida Belusso.
Homenagear a prof.ª Oneida é lembrar de alguém que com sua doçura e forma de tratar as pessoas, atraía a máxima simpatia de todos, ao mesmo tempo em que ensinava o bom e correto uso das letras e da nossa língua. Religiosa, uma pessoa de bem, com uma paixão pelos livros e do espaço da biblioteca, incluisive utilizava aquele local para dar suas aulas. Tive a felicidade de ser seu aluno, como muitos docentes e estudantes da Unochapecó e de outros educandários do ensino médio.
O CONSUN em março de 2019, por unanimidade decidiu homenagear nossa querida prof.ª Oneida Belusso nominando nossa bibilioteca.

Creio que a unanimidade no Conselho Universitário e o brilho nos olhos dos conselheiros confirmaram o acerto na homenagem à querida professora Oneida, que prestamos com esta singela atitude. Estamos muito felizes por termos a oportunidade, de agora em diante, de nos referirmos à nossa Biblioteca com a denominação de Biblioteca Profª. Oneida Belusso.