50 Anos da ACAFE – O modelo catarinense de desenvolvimento pela Educação

Na condição de Presidente da ABRUC (Associação Brasileira de Instituições Comunitárias de Educação Superior),me cabe a honra de parabenizar a ACAFE pelos 50 anos de dedicação e excelência! 

Sua história é uma jornada de inspiração, marcada pela busca contínua pela qualidade na educação e pelo compromisso com o desenvolvimento de nossas regiões. Desde sua fundação, a ACAFE tem sido um mecan de constituição de lideranças, promovendo oportunidades à toda população catarinense no âmbito do ensino, da pesquisa, extensão e inovação. 

Nossa Associação somente existe pela força das suas associadas que representam um elo proativo de desenvolvimento em cada região de Santa Catarina, cabendo lembrá-las: FURB, UDESC, UNC, CATÓLICA DE SC, UNESC, UNIBAVE, UNIDAVI, UNIFEBE, UNIPLAC, UNIVALI, UNIVILLE, UNOCHAPECÓ, UNOESC, UNIARP.

Ao longo dessas cinco décadas, a ACAFE tem deixado uma marca indelével no cenário educacional nacional, capacitando gerações de profissionais e impulsionando o progresso da nossa sociedade. Seu legado é um testemunho do poder transformador da educação e do empenho incansável de todos os GESTORES, DOCENTES e FUNCIONÁRIOS! Esta caminhada de sucesso representa um modelo a ser seguido, principalmente pela justiça que promove no acesso à Educação Superior, aliada à força da entrega de serviços públicos nas diversas regiões em que atua.

Atualmente o Estado catarinense, mostra mais um avanço no modelo Educacional, com a sensibilidade do Governador Jorginho Mello, temos o Programa Universidade Gratuita que faz justiça social ao permitir que estudantes carentes possam estudar gratuitamente, e aqueles estudantes que possuem condições de ralizar o pagamento de mensalidades, possam fazê-lo, melhorando as condições da oferta educacional. Em um momento em que o país optou por deixar o mercado ser o regulador da oferta de cursos para o desenvolvimento do país, com quase nenhum planejamento e organização futura de expansão, é importante que as Instituições Comunitárias tenham acesso a recursos públicos como é o caso, para seguir oferecendo cursos com qualidade, combatendo ao atual modelo no país, de oferta de cursos a preços ínfimos com baixa qualidade. Urge o país rever este caminho escolhido, para o bem das gerações futura, e para o bem do desenvolvimento do país. 

Nesta comemoração de tão importante Associação de Instituições Comunitárias, torna-se importante lembrar que a Lei das Comunitárias (12.881/13) chegou aos 10 anos de promulgação, sem muito a comemorarmos, uma vez que a mesma gerou uma grande expectativa de que as comunitárias poderiam impulsionar seu modelo para o país com uma política mais efetiva de financiamento por parte do MEC, algo que jamais ocorreu. Chamo atenção para o fato de que se faz necessário que as Associações cada vez mais coadunem esforços para fortalecer a estratégia de financiamento público para as comunitárias, jamais buscando medidas que possam enfraquecer a resistência que as comunitárias tem oferecido em prol da melhoria da Educação no país. Somar sempre, dividir jamais.

É com muito orgulho que pela primeira vez na história, a ABRUC tem a frente uma instituição associada da ACAFE, o que tenho certeza é motivo de orgulho para os catarinenses. Como Reitor da nossa querida UNOCHAPECÓ, também recordo o difícil momento a frente da ACAFE como presidente, assumindo a Associação em plena Pandemia (no dia 04 de abril de 2019), com desafios enormes, mas com uma atuação destacada das nossas Instituições, fazendo com que as aulas de forma remota fossem um grande diferencial e modelo de organização às demais Instituições do país.

Importante lembrar neste momento de tantas dificuldades que enfrentamos em vários contextos, a regulação, o Prouni, o Edital 01/2023 de cursos de Medicina, o Sistema de Avaliação, a falta de financiamento e a inoperância do FIES, dentre vários outros enfrentamentos que a Abruc vem se posicionando. Nossa forma de atuar sempre foi com muito diálogo e de forma proativa, e continuará sendo. Quando não houver esta possibilidade seguiremos buscando sempre as melhores condições para nossas Associadas, mesmo que seja necessário a judicialização. Fica aqui meu agradecimento a todos os reitores que nos ajudam de forma efetiva na condução da nossa Abruc, todos nossos associados, mas em especial meus colegas de ACAFE.

Enfim, tenho certeza que cada um dos gestores que passaram pela nossa Acafe guardam consigo desafios e dificuldades de momentos anteriores, e que almejam sempre o sucesso da nossa Acafe. Que este marco de meio século seja celebrado com orgulho e gratidão, principalmente a todos que por esta Associação passaram, recordando seu fundador, o professor Osvaldo Della Giustina, primeiro presidente no período 1974 – 1976. 

Nossa gratidão, com as conquistas alcançadas na transformação do Estado de Santa Catarina que colhe frutos desta incrível caminhada de desenvolvimento da Educação. Fica o legado, de mais de 4 gerações que passaram por nossas Instituições, por todo o processo de desenvolvimento regional que resultou da atuação das nossas Instituições. 

Com olhar de tantos desafios no horizonte, renova-se  o compromisso de seguir adiante, sempre em busca da excelência e da inovação para uma evolução da sociedade. Parabéns, ACAFE, por 50 anos de história extraordinária e por continuar a moldar um futuro brilhante para a educação em nossa Santa Catarina e para o Brasil.


Por: Prof. Dr. Claudio Jacoski

Reitor Unochapecó