Nossos egressos, nosso orgulho!

Vivemos um momento diferente no Ensino Superior do nosso país. Não se observa no horizonte nenhuma estratégia consistente em termos de políticas públicas para melhoria da qualidade acadêmica. Não se vê movimentos do Estado brasileiro perseguindo uma preparação mais qualificada de nossos jovens, pensando em termos profissionais diferenciados para o futuro. Por outro lado, o exacerbado movimento de presença do capital estrangeiro e de empresas com fins de lucro na Educação Superior, vem obrigando muitas das Universidades a se movimentarem para o campo da concorrência e da disputa de mercado. O governo que busca melhorar os números visando as metas do Plano Nacional de Educação (2014/2024), esquece de olhar para a melhoria da educação do país que se vê próximo do abismo, com cursos sendo oferecidos a R$ 49,00, demonstrando a busca no ganho em escala pelas empresas educacionais, como se a formação e a educação pudessem ser pensadas de forma industrial.
Ainda bem que temos na nossa região uma outra possibilidade – com a presença desta valorosa Instituição Comunitária – a Unochapecó. Se olharmos para trás, observamos que nossos egressos tiveram a oportunidade de obter sua qualificação profissional em outra época, e quiçá, torcem que os futuros estudantes ao comparar o que o “mercado” oferece, compreendam que o diploma pode ser parecido, mas a qualidade, não!
A Unochapecó tem um orgulho muito grande por todos estes egressos que passaram pela nossa Universidade, que chegam em torno de 30 mil. Aliás, cabe lembrar, que exatamente neste momento estamos fazendo uma campanha para resgate das fotos de formatura, pois daqui a 2 anos a Unochapecó completará seus 50 anos e queremos deixar como registro estas fotografias para toda nossa comunidade, mostrando estes egressos que tanto nos orgulham.
Lembro aqui: Se você for egresso e tiver uma fotografia de sua turma, envie para nós no email reitoria@unochapeco.edu.br.
Aos discentes que hoje fazem parte de nossa comunidade acadêmica, fica a responsabilidade de continuar a levar o nome de nossa Instituição sempre no mais alto posto da qualidade educacional e da responsabilidade com o desenvolvimento regional, tão característico da nossa Unochapecó.
Neste momento estamos produzindo o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, documento que apontará para o futuro da Instituição, com ações e metas para o período 2019-2023. Tanto a comunidade acadêmica como a comunidade externa estão sendo consultados para que possamos enfrentar o grande desafio de planejar o sucesso de nossa Universidade no futuro com o foi no passado.
Estruturar o planejamento estratégico visando a evolução de nossa Universidade, é mais um desafio que enfrentamos em respeito a toda a história que esta Universidade já escreveu em quase cinco décadas de desenvolvimento da Educação Superior no Oeste Catarinense.
Nossos estudantes e nossos egressos podem continuar se orgulhando da Instituição em que se formaram, pois estamos com todo o carinho e responsabilidade, a partir do novo PDI, dando continuidade no desenvolvimento da NOSSA querida Unochapecó.

Debate sobre Parque Chapecó@ na Câmara de Vereadores

Estive participando hoje (04/06/2018) de uma Audiência Pública junto a Câmara de Vereadores de Chapecó. No debate foi possível de forma breve apresentar como encontra-se a estratégia de estruturação do habitat de inovação da nossa cidade.
A boa notícia é que o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Adenilso Biazus, afirmou que teremos a obra concluída até o final deste ano de 2018, além da destinação de recursos para a organização de divisórias e móveis.
Estiveram presentes o deputado federal Valdir Colatto, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, do secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó (ADR), Sergio Galli, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó, Márcio Sander, o vereador Cleiton Fossá, O Diretor de Inovação da Unochapecó Rodrigo Barichello e o Diretor do Parque Chapecó@ Ricardo Fantinelli, além de representantes de Universidades, entidades empresariais, e gestores de outras organizações.
Nosso projeto já possui avanços, pois desde seu início em 2007, com sua constituição em 12 de dezembro de 2012, já tem uma caminhada que possibilitou evoluir e amadurece-lo, culminando no tão esperado momento da entrega da edificação. O prédio do Centro de Inovação se associará a tudo que se vem se fazendo em prol do empreendedorismo e inovação que dará um importante passo. Não há como negar os avanços, os resultados obtidos com a Rede de Inovação e seu relacionamento com o setor produtivo, o crescimento da geração de propriedade industrial local, a constituição de startups (recentemente foi divulgado pelo Estadão, que Chapecó é a segunda cidade em número de startups per capita do Brasil), ou seja, o fortalecimento da estratégia local de inovação segue a passos largos.
Sigamos em frente, pois o futuro requer que estejamos todos juntos, academia, setor público e setor privado, todos buscando a construção e o fortalecimento de uma cultura de inovação para todo o Oeste Catarinense, desenhando o futuro do desenvolvimento de nossa região.

Audiência Pública – Parque Chapecó@

VIDEO DO DEBATE:
http://www.legislador.com.br/LegisladorWEB.ASP?WCI=VideoTexto&ID=20&tpVideo=21&dtVideo=4/6/2018